sábado, 20 de abril de 2013

Bando é preso arquitetando golpes contra agências bancárias em Prado





A Polícia Civil de Prado em parceria com a Polícia Militar de Alcobaça e Itabela, desarticulou uma quadrilha formada por 7 vigaristas especializados em falsificação de documentos e em crimes de estelionato. Atualmente o bando estava sendo procurado pelas polícias das cidades de Ituaçu, Barra da Estiva e Tanhaçu, na região do sudoeste da Bahia, além de Santa Cruz Cabrália e Itabela onde aplicou golpes em comerciantes e em agências bancárias.
Na cidade do Prado a quadrilha havia alugado um imóvel na Avenida Presidente Kennedy e arquitetava abrir contas bancárias nas agências da Caixa, Banco do Brasil e Bradesco com a finalidade de conseguir talonários de cheques e empréstimos bancários na posse de documentos pessoais falsificados e objetivava, além de lesar os bancos, também lesar comerciantes na compra de bens e veículos com cheques sem provisão de fundos, igualmente cometeram os mesmos crimes em Itabela e Santa Cruz Cabrália e, nas cidades do sudoeste do Estado.

Conforme a titular da Polícia Civil de Prado, delegada Rosângela Santos, a quadrilha foi descoberta logo após um comerciante da cidade de Ituaçu ter levado um prejuízo de R$ 55 mil em cinco cheques do Banco do Brasil e da Caixa de Santa Cruz Cabrália e Itabela correspondentes a uma carga de bebida que havia vendido para a quadrilha e após o golpe resolveu promover uma campanha a procura do bando, além de ter feito a descoberta que a quadrilha havia tomado um empréstimo no valor de R$ 40 mil, na Caixa de Itabela.
A campanha acabou contribuindo para que todas as agências bancárias da região obtivessem as fotografias dos integrantes do bando. Mas na última quinta-feira (18), um deles tentou promover a abertura de uma conta corrente na agência do Bando do Brasil do Prado, na posse de documentos falsificados e a Polícia Civil foi acionada e uma operação conjunta foi deflagrada para a prisão dos marginais.

Sete pessoas foram identificadas e presas como integrantes da quadrilha. Cinco foram presos em Prado e dois em Alcobaça. São três homens e quatro mulheres. Uma delas é menor de idade. Com a quadrilha foram apreendidas 45 cédulas de Carteira de Identidade, além de 40 cartões de crédito das mais diversas agências bancárias e 21 talões de cheques. A Polícia Civil pediu ajuda da Polícia Científica em Teixeira de Freitas na coleta dos dados datiloscópicos objetivando identificar as digitais de cada um com a finalidade de se chegar à verdadeira identidade civil de cada infrator.
O curioso, observa a delegada Rosangela Santos, é que em todos os documentos de carteira de Identidade consta expedição em unidades do Serviço de Atendimento ao Cidadão, mas os documentos foram encaminhados ao Departamento de Polícia Técnica objetivando identificar se são meras adulterações ou se verdadeiramente foram emitidos pelo Instituto Pedro Mello no Estado da Bahia, via SAC.
Estão presos em Prado: Antônio Carlos de Almeida Filho, 31 anos, natural de Itabuna, na Bahia, Geraldo Almeida Queiroz, 35, natural de São Miguel, no Rio Grande do Norte, Sheila Lima da Cruz, 25, natural de Paulo Afonso, na Bahia, Maria de Fátima Custódio Lino, 29 anos, natural de Vitória da Conquista, na Bahia, uma adolescente de 17 anos, natural de Itaquaquecetuba, no estado de São Paulo. Além de um casal que ainda se apura as evidências de participação na quadrilha. Os presos estão sendo enquadrados em crimes de falsidade ideológica, falsificação de documentos, estelionato e formação de quadrilha.