sábado, 13 de abril de 2013

Cerca de 800 quilos de agrotóxicos apreendidos em situação irregular no Norte do Estado

Divulgação

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) apreendeu aproximadamente 800 quilos de agrotóxicos comercializados por estabelecimentos que não tinham autorização do Instituto para a venda dos produtos. A ação aconteceu na última semana, nos municípios de Água Doce do Norte, Barra de São Francisco e São Gabriel da Palha.

Segundo o engenheiro agrônomo do Idaf, Ronaldo de Almeida, os produtos recolhidos serão inutilizados por empresa especializada. “A lei estadual determina a obrigatoriedade do cadastramento junto ao Instituto para a comercialização, distribuição ou armazenamento de produtos agrotóxicos. O cumprimento dessa exigência é importante para que o Idaf tenha controle sobre esse comércio e os estoques de agrotóxicos e, assim, tenha condições de garantir o uso correto dos produtos, prezando pela saúde tanto dos aplicadores quanto dos consumidores finais”, diz.
Além disso, apenas produtos com registro federal e cujo princípio ativo de sua fórmula não sofra proibição de uso no Brasil ou em seu país de origem podem ser utilizados no Estado.

O engenheiro agrônomo Paulo Ernandes Vagmaker explica ainda que cabe ao comerciante manter o cadastro atualizado da empresa e filiais junto aos órgãos competentes. “Ele também se compromete a distribuir, comercializar ou expor somente produtos agrotóxicos autorizados no Estado, de acordo com as exigências legais estabelecidas, e em embalagens condizentes e dentro dos aspectos de segurança e qualidade”, explica Paulo Ernandes, do Idaf.
Cabe destacar que o agrotóxico só pode ser adquirido mediante receita agronômica. Nesse documento, constam orientações de uso, como as doses recomendadas, a hora e a época adequada, os cuidados durante e após as aplicações. Essas medidas contribuem para maior eficiência da aplicação e minimizam ou neutralizam os efeitos prejudiciais dos produtos sobre as pessoas, os animais, alimentos e o meio ambiente.