terça-feira, 2 de abril de 2013

Dirigente do MST Baiano é assassinado com 15 tiros

fabio 01


O dirigente do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra na Bahia Fábio dos Santos Silva foi assassinado na manhã de hoje (2) com 15 tiros, na frente de sua mulher e de sua filha, na cidade de Iguaí. Segundo o coordenador estadual do MST baiano, Valter Rubens Santos, o dirigente já vinha sendo ameaçado de morte na região. No ano passado, concorreu pelo PT ao cargo de vereador nas eleições municipais de Iguaí, mas não foi eleito.
O deputado Valmir Assunção (PT-BA) também comentou as ameaças. “É com revolta e ainda bastante abalado que denuncio o assassinato”, disse ao MST. “Pergunto-me quantas vezes os nossos camponeses e trabalhadores serão assassinados? É esse tipo de ação, com o uso da pistolagem, covarde e cruel, que estamos convivendo no campo brasileiro. Esse assassinato, com claros sinais de execução, não pode ficar impune”, lamentou o parlamentar.
Santos disse que, segundo relatou a companheira de Fábio, duas pessoas em uma moto interceptaram o carro em que estavam e executaram Fábio. As ameaças sofridas por Fábio deviam-se ao fato de o dirigente ser forte defensor da reforma agrária em uma região dominada por grandes latifúndios.
Foto: Iguaí Mix
Fábio fazia parte da Brigada Pedro de Almeida desde ocupações realizadas no final de 2009 e em 2010 na Fazenda Três Lagedos, época em que ficou preso por três meses. A partir de então, começou a receber ameaças de morte.
Santos disse que há um grande grupo de fazendeiros muito bem organizados na região. “É uma região muito forte de pecuária e a resistência à reforma agrária é grande”, disse. “Mas a reforma vai continuar”, garante.
O MST tem três assentamentos em Iguaí, onde estão 165 pessoas.