sábado, 20 de abril de 2013

Funcionários que dançaram sobre processos do TJRS são demitidos



Seis funcionários do Cartório da 2ª Vara Cível da Comarca de Novo Hamburgo, na Região Metropolitana de Porto Alegre, foram demitidos nesta terça-feira (16/8) por terem dançado em cima de processos espalhados pelo chão.
A dança, que imitou a coreografia conhecida na internet como "Harlem Shake", foi filmada e disponibilizada no Youtube. O vídeo foi retirado do site na manhã desta terça, depois que o portal G1 registrou a história. As cenas foram reproduzidas pelo jornalismo da RBS TV, afiliada da Globo no estado.


A diretora do Fórum de Novo Hamburgo, juíza de Direito Traudi Beatriz Grabin, informou que o vídeo foi gravado na sexta-feira (12/4), após o horário de expediente. A magistrada considerou o episódio vergonhoso, pois fere a expectativa da população em receber uma prestação jurisdicional célere.

Nota de repúdio

Em nota oficial, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul também considerou lamentável o episódio. ‘‘Os responsáveis por tal falta gravíssima não são servidores do Judiciário, mas sim funcionários do Cartório da 2ª Vara Cível escolhidos, contratados e remunerados pela Sra. Escrivã da mesma. Tal serventia — em que atualmente tramitam mais de 12 mil processos — será estatizada no final do mês de maio’’, informa a nota, assinada pelo jornalista e desembargador Túlio Martins, presidente do Conselho de Comunicação da corte.

Na nota, o Tribunal de Justiça afirmou que reitera seu respeito pelos cidadãos que confiam ao Judiciário estadual a solução de seus processos e repudia toda e qualquer manifestação de desrespeito, desacato e desprezo às ações sob sua responsabilidade e ao trabalho judicial de todos os operadores do Direito.

A Direção do Foro, arrematou a nota, determinou as seguintes providências: abertura de investigação para apuração de responsabilidades, demissão por justa causa dos envolvidos e sindicância para apurar a responsabilidade da escrivã do cartório.