quarta-feira, 24 de abril de 2013

Idosa passa mal e morre enquanto se exercitava em academia popular na Serra


Reprodução TV Vitória

Uma mulher de 69 anos morreu no início da manhã desta quarta-feira (24) enquanto se exercitava na academia popular da praça do bairro Feu Rosa, na Serra.
O filho conta que estava no trabalho quando soube do que aconteceu com a pensionista Hilda Teodoro Pereira. “Me ligaram dizendo que viram minha mãe entrando aqui em uma cadeira de rodas. Depois, alguém daqui ligou dizendo que era para eu vir para acompanhá-la. A menina falou que era urgente. Deixei tudo lá e vim para cá. Cheguei aqui e tive essa surpresa”, disse o vigilante Adilson Prates.
A academia popular que a pensionista frequentava fica em frente à unidade de saúde e a uma companhia da Polícia Militar. A mulher se exercitava quando sentiu-se mal.  Populares disseram que, assim que dona Hilda desmaiou, eles pediram socorro na unidade de saúde e até na companhia de polícia, mas a ajuda chegou tarde.
“Chamaram o policial primeiro e ele falou que era para chamar um médico daqui. Nós viemos aqui chamar o médico e disseram que não poderiam atender porque era coisa do Samu. Eles disseram que não poderiam mexer, mas quando nós falamos que iríamos chamar a reportagem. Quando eles foram lá, eu falei que não precisava mais porque ela já tinha morrido”, disse Lidiane Santos.
A morte da pensionista espalhou revolta e indignação entre moradores da região de Feu Rosa. “Se tivesse médico aqui a partir de 7 horas, que é o horário que a policlínica abre, não teria acontecido essa tragédia. Isso aí é falta de médico chegar cedo para atender a população de Feu Rosa”, afirmou o vendedor ambulante Wagner Cunha.
A mãe era tudo para o filho. “Minha mãe era minha vida. Em 34 anos nunca tive problema com ela. Eu era a companhia dela e ela era minha companhia”, revelou Adilson.
A Secretaria de Saúde da Serra informou que a senhora Hilda Teodoro Pereira enfartou e foi encaminhada imediatamente por uma auxiliar de enfermagem para a unidade de saúde de Feu Rosa. A secretaria afirma ainda que ela foi atendida por dois médicos, que tentaram reanimá-la. A idosa tinha um histórico de hipertensão e vinha sendo acompanhada pela unidade do saúde do bairro. A secretaria lamentou o ocorrido. Já a Polícia Militar informou que não atende este tipo de ocorrência.