quinta-feira, 25 de abril de 2013

INEMA de Itabuna investiga corte de madeira ilegal da empresa Veracel no município de Itabela.


Uma ação de fiscalização do INEMA (Escritório Regional de Itabuna), na tarde desta terça-feira (23) liderada pelo servidor público estadual Marison Duarte de Araújo, e por dois Policiais Militares do Comando de Policiamento Especializado Ambiental, flagraram atividade suspeita de ilegalidade no corte de madeira de eucalipto na fazenda conjunto Monte Pascoal de propriedade do senhor Romeu Joaquim Souza Filho, escrito no PPF, 040, ligada ao projeto de fomento com a empresa Veracel Celulose.
A propriedade onde a madeira esta sendo retirada sob suspeita, fica localizada no distrito de Monte Pascoal no município de Itabela as margens da estrada de terra que liga a BR-101 ao município de Guaratinga, conhecida como estrada do pindoba a 3 km da rodovia, a fiscalização encontrou vários caminhões carregado e maquinas da empresa trabalhando no local.
Por falta de documentos ambientais exigidos pelos agentes de fiscalização necessários para controle ambiental que não foram exibidos no ato da fiscalização, os caminhões foram impedidos de seguir vigem e as maquinas tiveram suas atividades suspensas, seguindo normas ambientais do Estado da Bahia.
No momento em que os fiscais estavam no local, um encarregado da empresa entrou em contato com o escritório central da empresa que fica na cidade de Eunápolis, dois advogados e um gerente de produção esteve na fazenda mais não apresentaram toda documentação exigida, que gerou uma notificação a empresa pelo órgão fiscalizador.
Diante das alegações dos advogados de que toda a documentação se encontrava no escritório da empresa, os fiscais se deslocaram, à Eunápolis para se certificar das veracidades dos fatos. O Advogado da empresa Mosello Lima, apresentou nesta manhã de quarta-feira toda a documentação exigida pelo órgão fiscalizador para a extração da madeira.