terça-feira, 9 de abril de 2013

Integrantes do MST realizam caminhada com destino a Salvador


Cerca de cinco mil integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) realizam uma passeata na manhã desta terça-feira, 9, do município de Camaçari para Salvador. O objetivo do grupo é chegar nesta quarta, 10, ao Centro Administrativo da Bahia (CAB), na Avenida Luiz Viana Filho (Paralela), onde vão reivindicar intervenções do governo nos assentamentos. A manifestação deve ocorrer em frente à sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Os trabalhadores seguem pela rodovia conhecida como Via Cascalheira, com destino à Estrada do Coco. Os integrantes são acompanhados por caminhões e carros do movimento. A caminhada congestiona o tráfego de veículos para quem segue em direção a Lauro de Freitas. No sentido contrário, o trânsito também está lento.

A ação faz parte da jornada do Abril Vermelho - iniciada nesta segunda-feira, 8, com uma assembleia em Camaçari -, que lembra o massacre de Eldorado dos Carajás, ocorrido em 17 de abril de 1996, quando 19 integrantes do MST foram mortos pela PM do Pará.

Na Bahia, além de cobrar a agilização da reforma agrária e a ajuda para os assentamentos consolidados, a entidade também pretende cobrar a apuração do assassinato do dirigente estadual do MST Fábio Santos Silva, por pistoleiros, na semana passada no município de Iguaí.