quinta-feira, 18 de abril de 2013

Ministro César Borges trás para Bahia pacote de obras





Descartado do baralho político durante um ano e meio, o novo ministro dos Transportes, César Borges, vai desembarcar em breve no estado com um pacote de obras e ações voltadas exclusivamente para a Bahia.

Ainda em processo de montagem, o portfólio inclui recursos para a duplicação de rodovias federais e intervenções para destravar um dos projetos mais acalentados pelo governador Jaques Wagner (PT), a Ferrovia de Integração Oeste-Leste, que entrou em estágio de paralisia.
O balaio turbinado pelo ministério devolve ao ex-senador do PR o palanque esvaziado após a derrota nas eleições de 2010, quando trocou a chapa petista pela candidatura do PMDB. Agora, já é esperado com status de noiva cobiçada por quem, até pouco tempo, dava como definitiva sua queda.
Os mais recentes prognósticos sobre a seca deixaram em alerta máximo a cúpula do Palácio de Ondina. De acordo com análises preliminares de especialistas, os sinais indicam a probabilidade de que a estiagem, que assola o Nordeste desde 2012, se intensifique ao longo do ano. Até agora, as chuvas esperadas entre novembro e abril, a melhor das épocas para o sertão, ficaram muito aquém da média histórica. Caso as previsões se confirmem, calcula-se que o semiárido baiano terá a pior seca da história.
A prefeitura de Salvador vai lançar na próxima segunda uma campanha para desestimular a doação de esmolas a moradores de rua. Criada em parceria com ONGs e igrejas, a iniciativa usará como mote o slogan ‘Dê Futuro, não dê esmolas’, como parte de uma estratégia para atrair a população que vive em estado de abandono aos abrigos públicos ou mantidos por entidades assistenciais. Para que a tática dê certo, a meta é ampliar o número de vagaspara esse público das atuais 140 para 1,3 mil até o fim do ano.
De olho nos ventos favoráveis que sopram no mercado baiano de energia eólica, a cúpula da empresa paulista Tecsis, a segunda maior fabricante mundial de pás para turbinas de aerogeradores, confirmou para maio a assinatura do protocolo para construção de uma unidade em Camaçari, a primeira fora de Sorocaba. A estimativa é de que sejam investidos R$ 200 milhões na operação, que deve gerar até 6 mil empregos.
Muita gente sequer ouviu falar de Walter Faria, mas certamente o nome passou a incomodar a direção regional da Brasil-Kirin e da Ambev, respectivamente, proprietárias das marcas Nova Schin e Brahma, ambas produzidas na Bahia. Dono da Itaipava, Faria elegeu sua fábrica em Alagoinhas como quartel-general na briga para ganhar espaço das duas cervejas concorrentes no Nordeste. Para isso, Faria, conhecido pelo jeitão de caipira do interior de São Paulo, planeja investir pesado em ações de marketing que vão muito além da associação feita com a Arena Fonte Nova.
Depois de quase 15 anos de batalha nos tribunais, Antônio Olímpio, ex-prefeito de Ilhéus entre 1993 e 1997, tornou-se o primeiro ex-gestor da cidade condenado por improbidade administrativa. A sentença foi resultado de apenas duas das 12 ações movidas contra ele pelo Ministério Público.