domingo, 21 de abril de 2013

MPF cria site para denúncias de crimes de pedofilia pela internet



Segundo procurador, informações mais completas garantem investigação.
Com a função de auxiliar ainda mais nas denúncias de crimes de pedofilia na internet, o site do Ministério Público Federal passou por mudanças. Através do preenchimento de um formulário, o internauta pode oferecer mais dados para auxiliar nas investigações.
Segundo o procurador da República em Bauru (SP), com a página eletrônica mais intuitiva, é possível fornecer outras informações que garantam o encaminhamento do inquérito. “De acordo com o fato que o denunciante relata, algumas abas são abertas que podem complementar as informações. Quando a denúncia é incompleta, ela é arquivada por falta de elementos para iniciar uma investigação”, explica Pedro de Oliveira Machado.

No entanto, Pedro informa ainda que é possível fazer denúncias anônimas, mas a iniciativa é vista com reserva, ou seja, depende de uma investigação mais profunda. “Quando a denúncia é anônima precisamos apurar se procede o que foi relatado, já há vários casos de inverídicos ou até de vingança”, alega o procurador.

Além dos crimes de pedofilia da internet, no site do MPF é possível denunciar crimes de sonegação fiscal, contrabando e descacaminho, tráfico internacional de drogas, falsificação de documentos, fraudes contra o INSS e racismo praticado pela internet.