quinta-feira, 25 de abril de 2013

Prefeito pediu e o Ministério da Justiça vai doar 180 coletes de proteção balística para Guarda Municipal


Titular da Senasp, Regina Miki, recebeu o prefeito do Natal, Carlos Eduardo, e o secretário da Semdes, Osair Vasconcelos, em audiência no Ministério da Justiça em Brasília.

A Guarda Municipal do Natal (GMN) deve receber do Ministério da Justiça 180 coletes à prova de projétil de arma de fogo. O benefício foi confirmado pela titular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Regina Miki, em reunião com o prefeito do Natal, Carlos Eduardo, e com o secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Osair Vasconcelos. O encontro aconteceu nessa quarta-feira (24) no Ministério da Justiça em Brasília.

Na audiência, o prefeito Carlos Eduardo buscou angariar recursos para melhoria estrutural da GMN, visando ampliar o serviço de prevenção à violência desenvolvido pela instituição. Foram apresentados cinco pré-projetos tratando da formação do Guarda Escolar, Pelotão Escolar e Curso de Idiomas. “A secretária verificará a disponibilidade de recursos para a implementação dos projetos e dará a resposta o mais breve possível”, garantiu o secretário Osair Vasconcelos.

Outra melhoria divulgada pela secretária Regina Miki, foi à garantia de disponibilidade de um micro-ônibus equipado com câmara e central de videomonitoramento, que será destinado ao município de Natal através do programa de combate ao uso de entorpecentes, denominado: Crack, É Possível Vencer. Também será ampliado de 30 para 70 câmaras o sistema de videonitoramento da capital, que é operado por agentes da Guarda Municipal.

Durante a reunião foi abordado o desenvolvimento de ações no âmbito municipal do programa federal Brasil Mais Seguro, que é uma parceria entre o Ministério da Justiça, Governo do Estado e Prefeitura de Natal. A iniciativa trabalha com base em três eixos de atuação: a melhoria da investigação das mortes violentas, o fortalecimento do policiamento ostensivo e de proximidade (comunitário) e o controle de armas.

Toda a audiência contou com a participação da vice-prefeita do Natal, Wilma de Faria, da deputada federal Fátima Bezerra, do secretário-chefe do Gabinete do Prefeito, Sávio Hackradt, e da secretária municipal de Planejamento, Orçamento e Finanças, Virgínia Ferreira.