sábado, 6 de abril de 2013

Suspeito de mais de dez homicídios e de liderar tráfico foi preso nesta terça.


Babalu (Foto: Ruan Melo/G1)

O homem tido como líder do tráfico de drogas da região de Pernambués, em Salvador, fez uma mulher e uma criança reféns durante abordagem da polícia que conseguiu prendê-lo na manhã desta terça-feira (2). Aos 27 anos, Luciano Silva Santos, conhecido como "Babalu", é suspeito de mais de 10 homicídios e líder de uma das cinco facções do bairro soteropolitano. A Polícia Civil realizou a apresentação dele no período da tarde.
"A operação aconteceu às 4h baseada em investigações, em trabalho de inteligência de alguns anos. Ele tentou fugir. Escapou pelo telhado de várias casas e chegou a fazer uma mulher e uma criança reféns. Mas houve negociação com a polícia e ele acabou preso. Ninguém ficou ferido e não houve troca de tiros", relata o delegado titular da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE), Guilherme Machado, responsável pela investigação. A prisão ocorreu em cumprimento de um mandado expedido pela 2ª Vara de Tóxicos.

Pernambués, bairro de atuação do suspeito, está localizado nas proximidades da Rodoviária de Salvador e tem acesso para vias importantes da capital, como as avenidas ACM e a Luís Eduardo Magalhães.
"Nunca matei ninguém. Não tenho nada a ver com isso. Fui condenado porque não fui a audiência", afirmou "Babalu" durante a coletiva de imprensa. A polícia acredita que ele pode ter atuado em outras regiões da cidade.
Ele responde a dois inquéritos instaurados pela DTE e um pela 11ª Delegacia Territorial do bairro de Tancredo Neves. Ele já havia sido preso em 2007 por tráfico de drogas. Na ocasião, Babalu foi solto para responder em liberdade.

Ações violentas
Guilherme Machado conta que o suspeito é conhecido pela violência nas ações e por comandar ataques contra grupos rivais. "Ele movimentava bastante droga. Era um traficante que liderava uma quadrilha de mais de 20 pessoas. Usava bastante armas de grosso calibre como escopeta e até granada. Ele é considerado um dos maiores homicidas da capital", destaca o delegado.
Conforme a explicação do delegado, o alvo de "Babalu" é os integrantes de quadrilhas rivais. "A maioria dos homicídios era contra membros de quadrilhas rivais. Ele usava força para exercer domínio. Ele tinha fama de exímio atirador", comenta o delegado-geral, Hélio Jorge Paixão, que também participou da apresentação do suspeito, ocorrido na sede da Polícia Civil, situada no bairro da Piedade.
Recorde de denúncias
Com cerca de 30 registros, o suspeito é um dos criminosos com o maior número de casos no Serviço Disque Denúncia, da Secretaria de Segurança Pública (SSP). "É um apoio muito grande [O Dique Denúncia]. A partir dele nós temos uma série de dados. Essa operação foi construída com as denúncias", relata Hélio Jorge.
Toque de recolher
Babalu é apontado também como o responsável por ordenar um "toque de recolher" no bairro de Pernambués, em novembro de 2012. Na ocasião, moradores denunciaram que parte das lojas da região ficou fechada e que ônibus deixaram de seguir os percursos normais. A polícia fez uma operação em busca do traficante no bairro ainda naquele mês. "Esse toque de recolher se deu depois que o irmão dele [Babalu] foi atacado por uma quadrilha rival e a população temeu pela violência entre as duas quadrilhas", explica o delegado Guilherme Machado.
Operação
A operação da manhã desta terça-feira contou com a participação de 21 investigadores do Departamento de Narcóticos (Denarc), da Secretaria da Segurança Pública do Estado da Bahia. Uma outra ação está sendo realizada na tarde desta terça para prender membros da quadrilha de "Babalu", além de armamento e drogas.
"Isso significa que as operações continuam. Essas operações sempre serão montadas. Nós temos um 'hall' muito grande de pessoas que precisam ser presas", afirma o delegado Hélio Jorge.
"Babalu" será interrogado e encaminhado para algumas delegacias para que seja realizada a averiguação de outros registros contra o suspeito. Depois ele será encaminhado para o Presídio de Salvador, no Complexo Penitenciário da Mata Escura.