sexta-feira, 1 de março de 2013

Sem acordo com os bancos, greve de vigilantes é mantida na Bahia


Terminou sem acordo a audiência realizada no Tribunal Regional do Trabalho (TRT-BA), na tarde desta quinta-feira (28), em Salvador. A intenção era tentar dar um fim à paralisação dos vigilantes, que tem afetado o funcionamento de bancos e outros órgãos, como o INSS.



A desembargadora, presidente do TRT-BA, Vânia Chaves, mediou o encontro entre trabalhadores e patrões. De acordo com o advogado Nei Viana, que defende a categoria, o sindicato patronal se mantém “intransigente” por não querer pagar adicional por periculosidade.

“O sindicato dos profissionais entende que a lei tem que ser cumprida, que o adicional de periculosidade tem que ser pago, até porque as empresas já pagam o adicional de risco de vida, reconhecendo que a atividade de vigilante é uma atividade de risco”, disse.

Nei Viana acrescenta que a categoria dos vigilantes pede o pagamento da periculosidade com a compensação dos 18% do risco de vida, o que representaria o complemento de mais 12% no salário dos profissionais. “O sindicato dos profissionais entende que a melhor solução é uma solução negociada. E há notícias inclusive que, em 13 ou 14 estados, já foram feitos acordos para pagar esse adicional de periculosidade”, complementa.


A desembargadora Vânia Chaves, presidente do Tribunal Regional do Trabalho (5ª Região) e que presidiu a audiência, afirma que o próximo passo é o julgamento do caso, se não houver acordo até a ocasião. “Poderá haver homologação ou extinção do processo, mas seguindo uma norma de processo.

A conciliação poderia ter sido obtida hoje e o processo encerraria aqui. Uma vez que não houve condições, porque a matéria realmente é uma matéria que demanda um estudo, uma apreciação, o julgamento prosseguirá e, de hoje a oito, estaremos aqui julgando”, afirma. Para o sindicato das empresas, o adicional de periculosidade deve ser referente ao local em que se exerce a atividade e não à função em si. Na posição dos empresários, o pagamento pedido é irregular, mas será obedecido caso a Justiça julgue necessário.

Passeata


O tráfego de veículos no centro de Salvador foi prejudicado na manhã desta quinta-feira por uma passeata realizada por vigilantes. Segundo a Transalvador, os manifestantes saíram da Avenida Sete em direção ao bairro do Comércio. Por volta das 11h, de acordo com o órgão de trânsito, os trabalhadores seguiam ao destino pelas ruas do centro da cidade.


Entenda o problema

Vigilantes do estado da Bahia paralisaram as atividades na manhã de terça-feira (26), por tempo indeterminado. De acordo com o presidente do Sindivigilantes, José Boaventura, a decisão dos trabalhadores foi tomada porque as empresas estão descumprindo a lei que as obriga a pagar 30% da taxa de periculosidade da profissão.
A mobilização afeta o funcionamento de agências bancárias em toda Bahia. Além dos bancos, a paralisação de vigilantes cancelou a abertura de diversos estabelecimentos na Bahia. A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) e alguns dos postos da Previdência Social tiveram que encerrar as atividades.

Magno Malta quer mudanças radicais no Novo Código Penal Brasileiro

Magno Malta é membro titular da Comissão Especial

Para o senador Magno Malta (PR/ES), que integra a comissão especial de revisão do Código, a proposta dos juristas tem falhas mas o que está em vigor é ruim e meio. O debate é importante para melhorarmos.

Bate-boca na primeira audiência sobre o novo Código Penal no Senado, nesta quinta-feira, com clima tenso entre o jurista Miguel Reale Júnior e o procurador Luiz Carlos dos Santos Gonçalves, relator da proposta do novo código elaborada por uma comissão de juristas, entregue ao Legislativo no ano passado.

Em debate na subcomissão do Senado que discute as mudanças no Código, Reale fez duras críticas ao trabalho da comissão de juristas. Disse que a proposta elaborada pelo grupo vai levar o Brasil a uma vergonha internacional e deve ter sua tramitação paralisada pelo Congresso. Concentrado no debate, senador Magno Malta disparou: “devemos prolongar os prazos da comissão e realizar audiências públicas", afirmou.
Irritado com as críticas do jurista, Luiz Gonçalves reagiu pedindo "respeito" ao colega. "Nós exigimos respeito. Não nos embaraçam nenhuma dessas críticas, desde que sejam feitas com respeito. Quando nós entregamos o projeto, a comunidade jurídica percebeu: essa comissão honrou a tarefa que lhe foi dada", bradou.

Gonçalves disse que as críticas públicas feitas por Reale Júnior em entrevistas à imprensa são "desrespeitadoras e desairosas". Em um recado direto ao jurista, Gonçalves disse que o Código de 1984 tem uma redação "exótica" e que alguns de seus artigos são "o terror dos estudantes de Direito de tão mal escrito que se encontra".

Segundo o atuante senador Magno Malta o Código atual precisa de mudanças "radicais", mas a proposta dos juristas também tem falhas. "O Código proposto é ruim, mas o que está em vigor é uma calamidade. O debate é importante para avançarmos. Quero prolongar os prazos da comissão e realizar todas as audiências públicas".

Magno também pediu maior participação dos movimentos organizados. “Estamos mudando uma realidade. Nosso objetivo é erradicar a impunidade e diminuir a violência no Brasil, um anseio de toda população”, finalizou o senador.

Acidente provoca três mortes em Mata de São João


Um acidente na BA-093 causou a morte de três pessoas na tarde de quinta-feira (28). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRE), troncos de madeira caíram de uma carreta e atingiram uma moto e um carro modelo Gol próximo ao parque aquático Tina Rolf, em Mata de São João, na Região Metropolitana de Salvador.
O acidente ocorreu por volta de 12h30. A carreta transportava a carga para uma fábrica de celulose em Camaçari. Em uma curva, o motorista perdeu o controle da direção e a carreta tombou no km 40 da rodovia. Um caminhão baú que seguia atrás conseguiu desviar, mas a moto e o carro, que seguiam no sentido contrário, foram atingidos pelos troncos.

Carga ficou espalhada na lateral da pista (Foto: Gabriel Seixas/Ag. Mais Região)
Dois passageiros do Gol com placa de Ribeira do Pombal e o motociclista morreram na hora. A PRE ainda não divulgou os nomes das vítimas. De acordo com a TV Bahia, o motorista da carreta, Carlos Alberto Santos Silva, fugiu após o acidente.

Gol com placa de Ribeira do Pombal foi atingido pela carga

Assaltantes agiam com revóver de brinquedo em Ilhéus



Rhafa Costa da Silva, 20 anos, e o menor de iniciais I.J.S, 16, residentes na rua Lírio, bairro Nelson Costa, foram presos pela guarnição Delta 6812, da 68ª CIPM, sob o comando do soldado Marcos. Com os dois elementos a Policia Militar encontrou um revólver de brinquedo, que seria usado para praticar assaltos na cidade. O menor disse que estavam alí para cumprir uma missão: assaltar. Mas isentou o parceiro, dizendo que ele não tinha conhecimento do seu objetivo, nem mesmo sabia que ele estaria com uma réplica de um revólver na cintura. O menor afirmou ainda que é viciado em maconha e mora com sua mãe. Rhafa e L.J.S, estavam em uma motocicleta, porém os policiais suspeitam que a dupla iria praticar um assalto contra turistas e o maior era apenas o piloto de fuga, enquanto o menor comandava a operação.

Cigarro será proibido pela Fifa na copa



A Fifa vai proibir que se fume nos estádios na Copa das Confederações e na Copa 2014, aqui no Brasil. 

Materiais da Guarda Municipal de Canavieras-Ba estar sendo desviado

 


O Presidente do SINDGUARDAS-BA (SINDICATO DOS GUARDAS CIVIS DO ESTADO DA BAHIA),Pedro Santos de Oliveira, está denunciando a atitude da Administração Pública do Município deCanavieras-Ba, pelo desvio de materiais da Guarda Municipal, onde foi adquiridos pelo convênio firmado pelo SENASP





SINDICATO DOS GUARDAS MUNICIPAIS
DO ESTADO DA BAHIA
CNPJ: 06.970.275/0001-34,  Fundação 30 de julho de 2004                  
Av. Uberlândia nº 591, 1º Andar – Malhado - Ilhéus/BA
CEP – 45650-000                                      
                                                                                 Ilhéus-Ba, 27 de fevereiro de 2013
Of. Nº 03/2013

Drª. Cristina Gross Villanova
M.D. Coord. de Programas e Projetos de Prevenção da
Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP/MJ.


         
Senhora coordenadora,

      O Sindicato dos Guardas Civis do Estado da Bahia – SINDGUARDAS-BA, entidade sindical representativa da classe em âmbito estadual, vem por meio deste levar ao vosso conhecimento o descaso que tem ocorrido em alguns municípios da Bahia no cumprimento dos convênios firmados junto a SENASP, a exemplo do município de Canavieiras-Ba, que firmou o convênio SENASP/MJ Nº 750835/2010 e recebeu recursos no valor de R$ 350.000 (trezentos e cinquenta mil reais) no ano de 2010, para reequipar a Guarda Civil Municipal (acessórios e equipamentos), realizar Curso de Capacitação com os agentes da GCM, determinar o Diagnostico da Violência e Criminalidade e elaborar o Plano Municipal de Segurança Pública. Depois de adquiridos os acessórios de informática constante da proposta de convênio, a Prefeitura de Canavieiras transferiu indevidamente 2 (dois) Computadores para uso dos serviços pertinentes do Hospital Municipal Reges Pacheco, 1 (um) aparelho DATA-SHOW para Secretaria de Educação do Município e 1 (um) Notebook para o Gabinete do Prefeito,  conforme faz comprovar as cópias dos documentos de comunicação interna desta Prefeitura (ANEXO) devidamente assinados pelos responsáveis dos respectivos setores.
                                                                                                                                           
   Este sindicato em nome de todos os Guardas Municipais em especial da Bahia, agradece o empenho do Ministério da Justiça pelos numerosos investimentos que vem fazendo na Segurança Pública no nosso país, e sugere a realização de auditorias em todos os convênios  firmados pelos Municípios do Estado da Bahia, para fins de apurar a existência de atos ilícitos na gestão dos mesmos.       

Desde já agradeço os votos de considerações.

Atenciosamente,



PEDRO SANTOS DE OLIVEIRA
PRESIDENTE do Sindguardas-Ba
________________________________________________________________________


_________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

Joaquim Barbosa pretende encerrar processo do mensalão até Julho


O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, afirmou nesta quinta-feira (28) a correspondentes internacionais que pretende concluir o processo do mensalão, julgando todos os eventuais recursos dos condenados, até o mês de julho. Só depois do chamado “trânsito em julgado”, com a decisão sobre os recursos, as penas dos condenados podem começar a ser cumpridas. A afirmação, publicada em agências internacionais, foi confirmada pela assessoria de imprensa do tribunal na tarde desta quinta. A assessoria destacou que Barbosa ponderou que o prazo depende de não ocorrer nenhum contratempo no processo. Na prática, a conclusão do processo representa o trânsito em julgado, quando já não cabe mais recurso à decisão. Isso possibilitará o cumprimento das penas de prisão a 22 dos 25 condenados em regime semiaberto ou fechado – dois tiveram penas convertidas em prestação de serviços e um foi condenado a regime aberto, quando não há prisão.

Foi Rapaz é baleado quando deixava o Presídio Ariston Cardoso


Preso há pouco menos de seis dias, por porte ilegal de arma de fogo, Valtercleve dos Santos Silva, recebeu o alvará de soltura na tarde de ontem (28), pelo juiz da Vara Criminal de Ilhéus. Foi posto em liberdade e quando deixava as dependências do Presídio Ariston Cardoso, acompanhado do advogado Bruno Halla Daneu, , foi surpreendido por dois elementos numa motocicleta que efetuaram vários disparos de revólver calibre 38. Valtercleve Silva, foi alvejado por dois tiros e, em seguida, socorrido pelo SAMU e levado para o Hospital regional Luiz Viana Filho, onde foi atendido. Poucas horas após, sumiu do hospital, temendo que os bandidos fossem até o local terminar o serviço.