domingo, 1 de dezembro de 2013

Mais de 1.500 pássaros silvestres são resgatados em Itamaraju.

A PRF (Polícia Rodoviária Federal) fez uma das maiores apreensões de pássaros silvestres traficados já registradas na Bahia. Na tarde de sábado (30), durante fiscalização em Itamaraju, no sul da Bahia, mais de 1.500 pássaros silvestres foram resgatados. 

O flagrante ocorreu no KM 806 da BR 101 quando os PRFs abordaram um veículo Corsa Classic de cor preta, que seguia de Mucurici, no Espírito Santo, para Feira de Santana, na Bahia. Durante revista foram encontrados, no porta malas, 1.525 aves silvestres das espécies Canário da Terra, Coleirinha e Cristinha.  
Segundo a PRF, além do tráfico, foi configurado também o crime de maus tratos, pois todos os pássaros estavam acomodados de forma superlotada em gaiolas, sem ventilação e iluminação natural.  


O condutor, de 36 anos, e o passageiro, de 24, informaram que receberiam um valor em dinheiro para traficar as aves, que seriam comercializadas em Feira de Santana. Eles foram encaminhados à Delegacia de Polícia Judiciária Local, e os pássaros ao Ibama em Eunápolis.

Dois integrantes do PCC são presos no município de Uauá-BA.

Dois homens foram presos, na manhã de sábado (30), com veículo roubado e drogas, no município de Uauá, no sertão da Bahia, a 416 Km de Salvador. Policiais militares do 4º pelotão em junto com policiais militares da CIPE-Caatinga receberam informações que no povoado de São Paulinho, havia quatro pessoas integrantes do PCC em dois veículos, sendo uma Montana, cor preta e um Pálio também preto. Os policiais localizaram dois suspeitos e o veiculo Montana, e, ao realizarem abordagem verificou-se que o carro tinha restrição de furto e roubo. 

Ao revistar o veículo, os policiais encontraram três quilos de maconha pronta para o consumo. Os dois ocupantes do veículo foram identificados como Giovane Santos de Souza, natural de São Paulo, com dois mandados de prisão e Carlos Rodrigues Cardoso com cinco mandados de prisão, todos de outros estados. Os acusados foram apresentados juntamente com o material apreendido a delegacia de policiai civil em Juazeiro.  r7

Cerca de 30 mil presos vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 nesta terça (3) e quarta-feira (4).

Os candidatos terão que resolver quatro provas objetivas que abrangem as várias áreas de conhecimento abordadas em sala de aula. Eles farão as provas nas próprias unidades prisionais e socioeducativas. O número de inscritos aumentou 28,2% em relação ao ano passado, quando o total chegou a 23.665.
 Segundo a Agência Brasil, o crescimento é um pouco maior do que verificado no Enem aplicado aos demais candidatos, que em 2013 teve 7,1 milhões de inscritos, cerca de 27% a mais que em 2012 (5,6 milhões). A maior parte dos inscritos, 23.405, fará a prova para obter a certificação do ensino médio. Os dados são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).


O Enem também pode ser usado pelos candidatos como forma de ingresso no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu); no particular, com as bolsas do Programa Universidade para Todos (Prouni); e no técnico, pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).

O Bahia não tomou conhecimento do campeão brasileiro e, em um Mineirão lotado, venceu o Cruzeiro por 2 a 1, na tarde deste domingo (1).


Com o resultado, o Esquadrão não corre mais riscos de rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Os gols da partida foram anotados por Marquinhos e Anderson Talisca (Bahia) e Vinícius Araújo (Cruzeiro). O primeiro tempo de jogo foi bastante equilibrado. A equipe mineira chegou poucas vezes ao gol tricolor, que respondeu em perigosos contra-ataques. Na segunda etapa, os comandados de Cristóvão Borges trabalharam bem defensivamente e seguraram a pressão cruzeirense. No final do jogo o Cruzeiro empatou o duelo, mas o Bahia desempatou a partida novamente dando números finais à vitória histórica por 2 a 1, colocando água no chopp do time mineiro. (Galáticos Online)

A despedida de Alexi Portela do Barradão como presidente do Vitória foi do jeito que o dirigente sonhou.


Um belo público e uma grande partida, que terminou com o triunfo do Rubro-Negro baiano sobre o Flamengo, por 4 a 2. A festa foi coroada com verdadeiras pinturas nos gols do Leão. O artilheiro Dinei, duas vezes, Marquinhos e Maxi Biancucchi balançaram as redes. Wallace e Hernane descontaram. Com o triunfo, o Vitória manteve vivas as chances de chegar à Libertadores da América. O time da Toca foi aos 58 pontos, assumiu a sexta colocação e diminuiu a distância do G-4 para apenas um ponto. No próximo domingo (8), os comandados de Ney Franco voltam a campo para um confronto decisivo. O time baiano precisará vencer o Atlético (MG), no Mineirão, e torcer por tropeços de Goiás e Botafogo para terminar a Série A entre os quatro primeiros. (Galáticos Online)

O Vasco encarou o Náutico no Maracanã lotado e fez sua parte.

Os cruzmaltinos venceram por 2 a 0, com gols de Edmílson e Bernardo, mas não conseguiram deixar a zona da degola. Com o resultado, os vascaínos chegaram a 44 pontos, ultrapassaram o Fluminense, mas continuam na zona do rebaixamento, em 17º. O Náutico permanece na última colocação, com 17 pontos. Na última rodada, o Vasco decide sua permanência ou não na elite do futebol brasileiro contra o Atlético-PR fora de casa. Já o Náutico, encerra sua participação na Série A diante de seu torcedor, contra o Corinthians.

O Coritiba conseguiu uma excelente vitória na tarde deste domingo no Couto Pereira e segue dependendo das próprias forças para se manter na série A do Campeonato Brasileiro em 2014.

Com um 2 a 1 sobre o Botafogo, os paranaenses se mantiveram fora da zona do rebaixamento, na décima sexta colocação, com 45 pontos. Deivid e Alex marcaram para o Coxa, com Bruno Mendes descontando para o Botafogo. Os cariocas, por sua vez ficam em situação difícil para terminar o Campeonato no G-4 - em quinto lugar com 58 pontos - eles dependem dos resultados dos concorrentes Atlético-PR, Grêmio e Goiás. Na última rodada do Brasileirão, o Botafogo recebe o ameaçado Criciúma às 17h (de Brasília) de domingo. Já o Coritiba tenta escapar de vez da degola visitando o São Paulo no Novelli Júnior, em Itu.

Criciúma venceeu por 1 a 0 o São Paulo, na tarde deste domingo, no Heriberto Hulse.

Pênalti polêmico (assinalado em impedimento) que ajudou a manter a equipe catarinense fora da zona de descenso, a uma partida do final do Campeonato Brasileiro. Na rodada derradeira, daqui a uma semana, o Criciúma (agora com 46 pontos) decide seu futuro contra o Botafogo, no Rio de Janeiro, dependendo apenas de si para continuar na primeira divisão em 2014. Já ao São Paulo, sem qualquer pretensão, jogará como mandante diante do Coritiba, em Itu – a partida não será no Morumbi porque o clube foi punido com perda de mando de campo.

Portuguesa aproveita o desânimo da recém-rebaixada Ponte Preta e conquista vitória por 2 a 0.

O resultado foi fundamental para o time paulistano na missão de evitar ter o mesmo destino da equipe de Campinas no Campeonato Brasileiro. Agora com 47 pontos ganhos, a Portuguesa se distanciou da zona de rebaixamento, de onde não sairá mais a penúltima colocada Ponte, com 36. Na última rodada, os rivais dos dois serão gaúchos. O clube rubro-verde receberá o Grêmio no Canindé, enquanto o alvinegro visitará o Internacional no Centenário. Mas a preocupação da Ponte não é mais com o Brasileiro. O time dirigido por Jorginho até preservou titulares neste fim de semana, pensando no argentino Lanús, adversário na final da Copa Sul-americana de quarta-feira, no Pacaembu. Henrique e Wanderson se valeram da situação para marcar os gols da Portuguesa. 

Bandidos explodem caixa eletrônico, mas não encontram dinheiro em Itororó.

Na madrugada deste domingo (01), por volta das 02h40, bandidos armados explodiram um caixa eletrônico da agência Bradesco, no centro da cidade de Itororó, no interior da Bahia, de acordo com informações do Blog Itororó Já. A Polícia Militar de Itororó foi acionada e funcionários do banco chamados para que fosse avaliado quais danos ocorreram nos equipamentos atingidos pelos explosivos. 
A ação dos bandidos de nada serviu, pois, segundo os trabalhadores, o caixa explodido não possuía dinheiro.Bocão News

Bandido invade hospital e mata paciente a tiros em Santaluz

Luiz
Um homem encapuzado invadiu a área de emergência do Hospital Municipal de Santaluz e matou a tiros Luiz Alberto Macedo Duarte Filho, (foto) conhecido como Bebeto, de 19 anos. O crime ocorreu na noite deste sábado (30), por volta das 19h20.

Segundo a Polícia Militar, Luiz Alberto deu entrada na unidade hospitalar após ter sido baleado em frente à sua residência, na Rua Lomanto Júnior, 126, no centro de Santaluz. O rapaz conseguiu fugir e, logo em seguida, caiu na porta de um comércio, próximo à linha férrea, onde foi socorrido por populares e levado para o hospital. No momento em que Luiz Alberto estava sendo atendido, o atirador [encapuzado], com duas pistolas, invadiu o hospital, identificou a vítima e atingiu o rapaz com, pelo menos, cinco disparos, gerando pânico entre médicos, enfermeiros, pacientes e visitantes. Ainda de acordo com a polícia, depois do crime, o homem saiu do local em um carro não identificado e até o momento não foi localizado.


O corpo de Luiz Alberto foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Feira de Santana. A Guarda Civil Municipal (GCM) de Santaluz esteve no local e ajudou a conter a multidão que se formou em frente ao hospital.


O delegado da cidade, Renato Miranda, se deslocou até o local para auxiliar no levantamento cadavérico de Luiz Alberto e, poucas horas depois, um carro foi incendiado no pátio da unidade policial. Cerca de 20 veículos apreendidos estavam estacionados na área. Agentes da delegacia conseguiram conter as chamas. Ninguém ficou ferido.

Garoto de 11 anos usuário de drogas é acorrentado pela a mãe na própria cama

As drogas estão destruindo vidas e causando muita dor em milhares de famílias que inertes assistem a destruição de seus entes. Um caso levado ao conhecimento da população alagoana nesta quinta-feira, 28, por uma emissora televisão local chamou a atenção.
Uma criança de apenas 11 anos, usuária de maconha, foi acorrentada pela própria mãe em Maceió. De acordo com a reportagem, desesperada e temendo que algo de ruim acontecesse com seu filho, a senhora Luzia da Silva, decidiu acorrentar o menor na cama da residência da família que fica localizada no bairro Vilage Campestre, na capital alagoana. O garoto tinha passado os últimos dois dias longe de casa.


Luzia da Silva conversou com a reportagem e confirmou que se não tomasse a atitude de acorrentar o menor ele voltaria a fugir de casa para usar drogas livremente nas ruas de Maceió. Ainda durante a reportagem, o garoto confessou que era usuário de drogas e que gostaria de ser submetido a um tratamento para se livrar do vício. Graças à atuação do conselheiro Arildo Alves, responsável pela região do Vilage Campestre, o menor será temporariamente internado em um abrigo de Maceió até que apareça uma vaga em uma clínica para que ele possa ser submetido aos cuidados necessários para se livrar das drogas.

CAEMA prende traficante em posse de crack, cocaína, silenciador e toucas ninja em Itamaraju.

A apreensão aconteceu na madrugada deste domingo (01) na Rua José Garcia da Rocha, nº 88, no bairro Beira Rio, em Itamaraju, quando os policiais militares da Companhia de Ações Especiais da Mata Atlântica (CAEMA), realizavam rondas de rotina e por volta das 2h, avistaram um indivíduo em atitude suspeita, esse que estava nas proximidades de sua residência.
Ao ser abordado, foi constatado que o suspeito portava 38 pinos de crack, cerca de 8 gramas de cocaína e a quantia de R$ 152 em espécie notas fracionadas
 
Na sequência os militares foram até a casa do traficante e lá localizaram 653 gramas de crack em barras, um silenciador, 9 toucas ninja, uma munição calibre 22, embalagens de papel alumínio e plástico e uma balança de precisão.

Na sequência o traficante foi conduzido à Delegacia da Polícia Civil de Itamaraju (DEPOL), onde foi identificado como Cely Menezes Correia, vulgo Nego Som, de 37 anos. Um outro homem que estava próximo à casa também foi conduzido, mas até então o mesmo é tido como suspeito.

Segundo informações da Polícia Civil, Nego Som vai responder por tráfico de drogas e posse ilegal de arma, já que a apreensão da munição caracteriza o crime. Como o elemento possui 9 toucas ninja em sua residência, ele passa a ser suspeito em crimes de assaltos. As investigações seguem a cargo do delegado Gean Nascimento, titular de Itamaraju.Teixeira News

PRF apreende 32kg de pasta base de cocaína na BR-381, em Sabará-MG.

http://www.defatoonline.com.br/noticias/img/noticias/foto_30112013085505.jpg
No início da noite dessa sexta-feira, 29 de novembro, no km 450 da BR-381, em Sabará, o Grupo de Policiamento Tático da PRF, da Região Metropolitana, apreendeu 32,5kg de pasta base de cocaína.
A droga estava no veículo GM/ Corsa, com placas de São José do Rio Preto/SP.
O condutor J.F.O., 61 anos foi preso em flagrante. Ele informou que a droga vinha da Bolívia e seria entregue em Vitória/ES.
Ao verificar o sistema PRF, contatou-se também que há um mandado de prisão em aberto contra o condutor, por indução ao uso de drogas. Ocorrência encaminhada para a Polícia Federal.

Índios invadem prédio e fazem 26 funcionários reféns em Governador Valadares.

Índios invadem prédios em Governador Valadares
Cerca de 70 índios Xakriabá, de São João das Missões, no Norte de Minas, ocupam, desde a manhã de hoje (26), a sede do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei), em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. Os 26 funcionários do órgão são mantidos reféns e só serão liberados após a saída da atual chefe do distrito, Elizabeth Cristina Gosling Stehling, segundo o cacique Santo Caetano Barbosa. Os índios reclamam da falta de exames, remédios, água e saneamento básico na aldeia.

Os índios são da aldeia Morro Vermelho e percorreram 783 kms até Valadares, onde chegaram por volta das 9h30. Os portões foram fechados e os funcionários impedidos de sair, com exceção de três que passaram mal e duas mulheres que estão amamentando. A Polícia Militar e a Federal ocuparam as imediações do órgão, que fica na Avenida Piracicaba, Ilha dos Araújos. Às 13 horas, ainda sem almoço, os funcionários reclamavam de fome.

De acordo com o Barbosa, desde a entrada de Stehling, há um ano, a saúde dos Xakriabás “que já andava ruim, piorou”. “Tentamos o diálogo muitas vezes, mas não fomos recebidos e nem ouvidos. Agora queremos a saída dela”. Entre as reivindicações está a falta de remédios e exames. O cacique reclama que, apesar de ser formada por cerca de dez mil indígenas, a comunidade Xakriabá teria direito a apenas 20 ultrassons por mês. “Temos pessoas na fila de exames há um ano, seis meses. Muitas outras já morreram por falta de atendimento. Falta médico, medicamento, falta tudo”, denuncia. Segundo ele, as comunidades Xakriabás estão fazendo “vaquinha” para comprar canos e assim garantir o abastecimento de água que em muitas famílias só chega por meio dos caminhões pipa. A falta de saneamento básico é outro problema. “O esgoto adoece as crianças”.

Barbosa reclama também que a atual administração do Dsei não estaria respeitando a organização interna das aldeias, garantida pela Constituição Federal. Uma das irregularidades seria o envio de funcionários para trabalhos internos nas aldeias sem aviso prévio ou a aceitação dos caciques e lideranças. “São pessoas que não sabem trabalhar ou respeitam os índios. A saúde indígena virou cargo político, em todas as esferas”, reclama.

Ainda conforme o cacique, os funcionários não são reféns – ele calcula 50 pessoas. Todos estariam sendo mantidos em seus setores para que cuidem dos seus equipamentos e materiais de trabalho. “Não queremos que a imagem do índio Xakriabá seja denegrida, que falem que quebramos alguma coisa porque não vamos fazer isso. Nossa manifestação é pacífica, mas só sairemos daqui depois que nossas reivindicações forem encaminhadas”, diz.

Uma reunião estava marcada para o início da tarde entre representantes do Ministério Público Federal (MPF), Polícia Federal (PF), Dsei e lideranças indígenas. O chefe do Dsei não foi encontrado para falar sobre o assunto. Segundo funcionários, desde que os rumores da ocupação surgiram, há 15 dias, ela vem despachando de outro endereço.


A funcionária Fátima das Dores Silva, que trabalha com a saúde indígena há 26 anos, estão entre os reféns. Ela conta que esta é a quarta vez, só em Valadares, que passa pela mesma situação. Da última vez, em 2007, ficou de 9 às 2 horas da madrugada sem poder voltar para casa - índios de várias etnias ocuparam a sede do órgão para impedir a sua transferência para Belo Horizonte. “O jeito é manter o controle, aguardar com paciência”, disse, pela grade do Dsei.

Índios ‘invadem’ a Grande BH.

 Índios ‘invadem’ a Grande BH
O processo de migração indígena é silencioso, mas nos últimos dois anos pode ser cada vez mais notado, tanto nas ruas e praças do Centro de Belo Horizonte quanto na região metropolitana.

Com o número crescente de indígenas deixando as reservas no Sul da Bahia, e sem um local adequado para abrigá-los na área urbana, a Prefeitura de BH pode ter, no futuro, um problema grave para resolver.

O alerta é do sociólogo, antropólogo e cientista político Leônidas Valadares Viegas Lopes, destacando que, ao chegarem nos novos territórios, os índios encontram dificuldades para se assentar e passam a viver em favelas.

“A garantia do direito à moradia é um dos principais desafios aos povos indígenas que migram para as cidades, mas há também questões como a educação dos filhos, saúde, alimentação e violência, no contexto da segurança urbana”, diz.

A constatação do professor é confirmada por Marinalva Maria de Jesus, representante da Associação dos Povos Indígenas de BH e Região Metropolitana (APIBHRM). Ela já identificou quase 8 mil índios em situação de penúria na capital e cidades como Ibirité, Vespasiano, Ribeirão das Neves e Juatuba. “Nas colônias, que ficam nos aglomerados, em cada barraco vivem até 20 pessoas”, lamenta Marinalva.

Dificuldades

Pela cidade, os índios enfrentam vários desafios. Na última sexta-feira, em um ponto de ônibus na região hospitalar da capital, um grupo tentava pegar o ônibus para o bairro Jardim Vitória, na região Nordeste.

O destino era um porão de três cômodos, onde o pataxó Sucupira “de branco” é Willian Lima de Souza) vive com 18 pessoas, dentre elas um recém-nascido.

“Sofremos para morar e muitos motoristas ainda não aceitam nossa presença nos coletivos”, reclamou, referindo-se ao fato de andarem sem camisa e a caráter, com cocares e enfeites pelo corpo.

A BHTrans reconhece o problema e informou que as reclamações já haviam sido registradas. Se for constatada alguma irregularidade na conduta dos motoristas, o consórcio responsável pela linha poderá ser punido. No entanto, frisa que, por lei, ninguém pode andar sem camisa nos coletivos.

Os pataxós reclamam das agressões físicas, psicológicas e verbais a que são submetidos diariamente, enquanto vendem artesanato nas ruas de BH. Os relatos estão sendo analisados pelo Ministério Público Federal (MPF). Segundo a assessoria do órgão, depois de registrar três casos somente na semana passada, o MPF instaurou um inquérito sobre as ocorrências.


A questão da migração indígena foi discutida, em fevereiro deste ano, numa reunião entre a Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial (Cpir) da PBH, a FUNAI, a Defensoria Pública e membros da APIBHRM. Ficou previsto para 2014 um diagnóstico da situação indígena em BH. hojeemdia

Casa de mãe que doou bebê é incendiada em Minas

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo atingiu um dos quatro cômodos da residência. Não havia nenhuma pessoa no imóvel no momento da ocorrência. Segundo a Polícia Militar (PM), vizinhos acionaram a corporação quando o fogo se espalhou.

A área próxima ao imóvel, localizado no Bairro Icaivera, em Contagem, na Grande BH, foi isolada para o trabalho da perícia. Vizinhos contaram que o fato aconteceu por volta das 4h. A movimentação de pessoas no local começou às 0h de domingo. 
Vários objetos pessoais foram queimados, além de uma mesa, colchão e outros móveis.

Jogador do Corinthians se afoga em represa.


Militares do Corpo de Bombeiros de Uberaba fazem buscas, na manhã deste domingo, por um adolescente que se afogou na Represa de Miranda, em Araguari, na Região do Triângulo Mineiro. Testemunhas informaram que o jovem estava junto com colegas da escola de futebol do Corinthians nadando no local quando se apavorou com uma lancha que passou por eles. Segundo os bombeiros, Caio Jeferson Rocha, de 17 anos, estava nadando com outros nove colegas de equipe nesse sábado. O grupo estava brincando próximo a uma lancha a aproximadamente 70 metros da margem no Condomínio Miranda Cinco. Enquanto nadavam, outra embarcação passou próximo aos jovens. Conforme testemunhas, o garoto se apavorou e afundou. Os bombeiros foram acionados e começaram as buscas ainda na tarde de sábado. Os militares fizeram mergulhos, mas não encontraram o corpo do garoto. A atividade foi encerrada durante a noite, por causa da falta de visibilidade, e retomada pro volta das 7h

Homenagem ocamacanzinhonoticias Paul Walker Eterno Velozes e Furiosos


Paul Walker morreu aos 40 anos num acidente de carro no sábado (30) em Valencia, no Estado americano da Califórnia.
Vamos sentir muito a  falta Paul Walker









Boi é abatido a machadadas em Coité

Além de ilegal é cruel. Um vídeo enviado para o Bocão News mostra um boi sendo abatido com golpes de machado no povoado de Amorosa, em Conceição do Coité, distante 210 quilômetros de Salvador.

Nas imagens é possível ver um homem com um machado desferindo diversas pancadas na cabeça do animal que agoniza. Várias pessoas testemunham a ação. Após o até, o homem utiliza punhal para furar a garganta do boi que começa a sangrar.
 
De acordo com as denúncias, o vídeo foi feito no último domingo (17) e a carne comercializada no Centro de Coité e cidades vizinhas.

A prefeitura de Coité informou por meio de nota que “a Vigilância Sanitária (VISA) do município não tem a função de fiscalizar o abate clandestino de animais e sim as condições higiênico - sanitárias dos estabelecimentos que comercializam estes alimentos”.

Ainda segundo a prefeitura a responsabilidade por coibir a ação fica por conta da ADAB (Agência de Defesa Agropecuária da Bahia). O Bocão News tentou manter contato com a ADAB, mas sem sucesso.
 
O abate de animais em Coité ganhou destaque nacional pela falta de higiene no matadouro público municipal. Após várias reportagens a Justiça resolveu interditar o local destinado para esse tipo de prática. Hoje Coité utiliza o matadouro da cidade de Serrinha.

O entendimento - datado de 14 de junho de 2012 - foi do juiz Gerivaldo Alves Neiva, da Comarca de Conceição do Coité. Segundo a decisão judicial, o município não cumpriu o acordo celebrado com o Ministério Público para adequação às exigências higiênico-sanitárias.


Na mesma decisão, o Juiz determinava que o município, através de seus prepostos e agentes da vigilância sanitária, exerça o Poder Polícia para não permitir o abate clandestino em todo o município e também apreender toda carne imprópria ao consumo humano, sob pena de responsabilidade do gestor público e outras consequências previstas lei.

TCU denuncia irregularidades em programas de transporte escolar em Quijingue e Queimadas

Relatório divulgado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) encontrou irregularidades na aplicação dos recursos dos programas Caminhos da Escola e Nacional de Apoio ao Transporte Escolar, geridos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

De acordo com informações do jornal A Tarde, no município de Quijingue, no nordeste baiano, os auditores apuraram que a condução de estudantes é realizada simultaneamente à de bebidas e outros materiais. Em Queimadas, no oeste, foram encontradas 28 motos destinadas ao transporte de alunos.

Segundo o relatório, 31% dos veículos estão velhos e 85% dos municípios visitados não apresentam equipamentos de segurança. O serviço de transporte escolar dos programas foi considerado “deficiente, inadequado, de alto risco para seus beneficiários e envolto por sérios indícios de corrupção”.


As cidades que apresentam irregularidades já receberam notificações do TCU, que abriu processo para apurar a responsabilidade pelas fraudes.

Traficante flagrado com 2 kg de drogas em Conceição do Coité

O traficante William dos Santos Oliveira, de 22 anos, foi flagrado com meio quilo de cocaína, 1,5 quilo de maconha, uma pistola ponto 380, munições, uma balança de precisão, três celulares e R$2.230 mil em espécie, nesta quinta-feira (28), por investigadores da Delegacia Territorial (DT) de Conceição do Coité, cidade que fica a 39 km de Serrinha.

As drogas estavam em sacos plásticos, num quartinho na residência do traficante, no bairro das Casas Populares, naquela cidade.
 
Segundo o titular da DT/Coité, delegado João de Oliveira Farias Filho, William era investigado por tráfico desde o início deste ano. Ao ser interrogado, ele confessou que comprava drogas na região do Iguatemi, em Savaldor, para comercializá-las em Conceição do Coité.


Autuado em flagrante por tráfico de drogas, posse ilegal de arma e munições, William seguiu para o presídio de Serrinha, onde permanecerá custodiado, à disposição da Justiça.

Suspeito de matar Guarda Municipal é preso com arsenal em Capim Grosso.

Dijavan Araujo da Silva, o “Galego”, de 19 anos, foi flagrado com um rifle calibre 44, dois revólveres calibre 38, munições, uma balaclava e um colete balístico na residência onde morava. 

Segundo o coordenador da 16ª Coorpin-Jacobina (Coordenadoria Regional de Polícia do Interior), delegado Fábio Santos, o acusado era investigado por assassinar o guarda municipal Cleiton Alexandre Major, 31, na cidade de Ourolândia, no mês de setembro.

Em depoimento, Silva disse ter matado a vítima porque era perseguido. Ele confessou ainda que, pelo mesmo motivo, assassinou o lavrador Cristiano de Jesus, 21, em novembro de 2012, em Jacobina, segundo a polícia. O jovem foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma e de munição, na terça-feira (26).

Pesquisa aponta que 56% dos homens já foram agressivos com as companheiras

Pesquisa aponta que 56% dos homens já foram agressivos com as companheiras
Mais da metade dos homens brasileiros (56%) já foram agressivos com suas companheiras – é o que diz uma pesquisa divulgada pelo Data Popular na última sexta-feira (29). No total, foram entrevistados 995 homens e 505 mulheres acima de 16 anos em 50 municípios das cinco regiões do país. Embora apenas 16% dos questionados admitam já ter sido agressivos com a companheira, o número cresce quando é listada uma série de atitudes consideradas violentas, como xingamentos, empurrões, ameaças com palavras, tapas, socos e humilhações públicas. A análise constatou ainda que 85% dos homens acham inaceitável a mulher ficar alcoolizada; 69% não concordam que ela saia com amigos sem sua companhia; e 46% consideram inaceitável o uso de roupas justas e decotadas

Incêndio destrói máquina escavadeira em Ibicoara.

Ibicoara: Incêndio destrói máquina escavadeira
Na madrugada da última sexta-feira (29), um incêndio destruiu uma máquina escavadeira hidráulica e uma caçamba no distrito de Cascavel, em Ibicoara, no sudoeste baiano. Através da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, a prefeitura municipal havia iniciado as obras da nova área controlada de destinação de resíduos sólidos urbanos do distrito e, por isso, o maquinário estava no local. De acordo com o site Aratu Online, os equipamentos foram cedidos por meio de parcerias para execução das escavações. A polícia suspeita que o incêndio tenha sido criminoso. A perícia irá avaliar a área e as máquinas a fim de comprovar ou refutar as suspeitas. Representantes da prefeitura da cidade acreditam que o crime tenha sido provocado por diferenças políticas.

Suplente de vereador está desaparecido na cidade de Laje.

vereador-suplente-de-laje-clebinho-foto-reproducao
O suplente de vereador na cidade de Laje, no interior da Bahia, Cleberson da França Santos, conhecido Clebinho, 19 anos, está desaparecido. De acordo com o pai dele, Raimundo José Santos, na última quarta-feira (27), Clebinho foi até a agência do Banco do Brasil em Santo Antônio de Jesus para fazer um saque, porém não retornou para casa. “Viram ele 10 horas numa moto taxi, com um rapaz, mas eu não sei quem foi o condutor”, disse.

Ainda segundo o pai, o banco informou que foi realizado um depósito, mas não um saque na referida conta na data. “Estou rodando com meu irmão para procurar meu filho, mas ninguém tem notícia dele”, acrescentou.


José destacou que vai a outras duas agências onde seu filho tem conta bancária. Ele afirmou que Clebinho estava muito endividado, devido ao seu envolvimento com a política no ano de 2012 e hoje tem uma dívida de R$ 50.000,00.

Adolescente de 16 anos confessa morte de agente penitenciário por resgate do namorado

Uma adolescente de 16 anos foi apreendida e confessou ter participado da tentativa de resgate de um preso que resultou na morte do agente penitenciário Maxsuel André Marcelino, em Parnamirim. A jovem também foi baleada na ocorrência e, após detida, disse que foi ela quem idealizou, pois o preso que seria resgatado é seu namorado.
Em conversa com o Portal BO, a adolescente informou que estava armada com uma calibre 380 e atirou uma única vez. Ela sofreu um tiro, que atingiu o peito e o braço. A adolescente relatou ainda que fazia um curso de tiros e que sonhava entrar para a Marinha.
Com exclusividade, ela revelou ao Portal BO que foi ela também quem assaltou a loja de jóias no shopping Midway Mall, ocasião em que deixou uma suposta bomba no local. Com a adolescente, a polícia encontrou um fardamento de uma escola particular, peruca, jóias e fios elétricos usados para fabricar bombas simulacros.

O agente penitenciário Maxuel André morreu durante um confronto com bandidos, na manhã desta quinta - feira, em Parnamirim. De acordo com a polícia, criminosos tentaram resgatar preso que era escoltado pelo agente e um colega. O resgate, no entanto, não foi concretizado.

Suspeitos da morte de agente penitenciário

A polícia conseguiu localizar dois dos suspeitos de participação na morte do agente Maxwell André Marcelino, que foi assassinado durante a tentativa de resgate de um preso, em Parnamirim. Na noite desta sexta-feira (9), a verdadeira mulher do preso Wilson Rodrigues de Medeiros Filho, identificada como Morgana Renata de Almeida Carvalho, de 33 anos, e um homem que estaria no carro usado pelo bando foram presos, identificado como Hytan Torquato Soares Maior.
Morgana foi localizada em uma residência na avenida Lima e Silva. Inicialmente, uma adolescente de 16 anos tinha confessado que seria a namorada do preso a ser resgatado e que ela havia planejado tudo. No entanto, a polícia descobriu depois que a adolescente tinha apenas sido contratada e que a companheira do preso Wilson era outra.
Com isso, passou-se a investigar o paradeiro dessa mulher e dos demais suspeitos. Além da companheira do preso, a polícia prendeu um homem que teria participado diretamente da tentativa de resgate que resultou na morte do agente penitenciário. O carro usado por eles, um Fiat Pálio, de placas NNT-3959, havia sido recuperado na quinta-feira (8).

Agora, três pessoas já estão presas por suspeita de participação na morte do agente Maxwell. A polícia acredita que pelo menos mais dois homens tiveram participação direta na tentativa de resgate.

Operação prende suspeitos de tentar resgatar preso em Parnamirim, RN.

Uma operação conjunta das polícias MiIlitar e Civil prendeu na noite desta sexta-feira (9) dois suspeitos de participação na tentativa de resgate a um preso nesta quinta-feira (8) em Parnamirim, na Grande Natal. Entre os detidos está a mulher do detento Wilson Rodrigues de Medeiros Filho, conhecido como "Folha", que seria resgatado na ação. Ela confessou ter sido a mentora do resgate. O outro suspeito capturado é um dos ocupantes do Pálio branco que atirou contra o carro do sistema penitenciário.

A troca de tiros resultou na morte do agente penitenciário Maxuel André Marcelino, de 44 anos. Uma adolescente de 16 anos que também participou do crime foi baleada e apreendida no mesmo dia. Um terceiro suspeito ainda está foragido. Wilson Rodrigues de Medeiros Filho estava sendo escoltado para uma consulta médica. O detento não foi resgatado nem ferido na ação.

De acordo com o tenente Augusto Gadelha, do Batalhão de Choque da Polícia Militar (BPChoque), a primeira prisão aconteceu em uma casa na avenida Lima e Silva, em Natal, onde foi detida a mulher do preso. "O local já estava sendo monitorado. Um carro que dava apoio ao Pálio branco no dia do crime foi deixado perto da casa. A partir daí a suspeita foi localizada", explica o oficial. A mulher do preso confessou ter reunido o grupo que tentou resgatar o detento.

Os policiais prenderam o segundo suspeito no conjunto Leningrado, na zona Oeste da capital. Ele tinha ferimentos de bala na perna, supostamente provocados durante a troca de tiros no dia da tentativa de resgate. O suspeito também admitiu participação no crime. "Ele disse que fez aquilo porque tinha uma dívida de drogas com o preso que seria resgatado", acrescenta o tenente Gadelha. A operação contou com a participação da Polícia Civil, BPChoque e Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam).

Adolescente baleada foi socorrida ao hospital
Em depoimento nesta quinta ao delegado de plantão da zona Sul, Pedro Paulo Falcão, a adolescente de 16 anos presa após a tentativa de resgate admitiu participação no crime e disse que foi chamada para participar da ação pela mulher do detento Wilson Rodrigues de Medeiros Filho. A garota voltou atrás na história contada anteriormente em que se dizia namorada do preso.                  

"A adolescente conta que foi levada por essa mulher ao hospital. Ela foi orientada a dizer que os tiros aconteceram em um assalto", relata Pedro Paulo Falcão. Baleada no tórax e no braço, a garota de 16 anos foi atendida no município de Canguaretama e levada em seguida para o Pronto-Socorro Clóvis Sarinho, em Natal. Ela não corre risco de morte.

De acordo com o delegado de plantão, a adolescente afirma não conhecer nenhum dos suspeitos que também participaram da ação. "Todos foram chamados pela mesma mulher. A menina não conhecia ninguém", conta. Pedro Paulo Falcão ouviu a adolescente confessar que atirou contra o carro do sistema penitenciário. Após a troca de tiros com os agentes, os suspeitos fugiram no Pálio branco, que no início da noite foi encontrado abandonado no loteamento Taborda, na altura da cidade de São José de Mipibu, na região metropolitana.

Entenda o caso

Morto na tentativa de resgate, o agente penitenciário Maxuel André Marcelino trabalhava no Presídio Estadual de Parnamirim (PEP). De acordo com a direção da unidade, ele tinha 11 anos de serviços prestados.
Agente penitenciário Maxuel André Marcelino
O preso Wilson Rodrigues de Medeiros Filho está custodiado no PEP. Ao G1, o advogado Marcus Alânio Martis Vaz, que cuida da defesa do detento, afirmou que Wilson foi absolvido pela acusação de um duplo homicídio em 2012, mas foi condenado por outro assassinato. Segundo a direção do presídio, o custodiado tinha sido levado para uma consulta médica.

A polícia relatou que três homens e uma mulher abordaram os agentes no meio da principal avenida do Centro de Parnamirim. "Eles atiraram e fugiram em direção à BR-101", afirmou o tenente Carlos Farias, do 3º Batalhão da Polícia Militar. “Eles fugiram em um Palio de cor branca”, acrescentou.

Maxuel ainda foi atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu aos ferimentos e morreu durante o socorro médico.

Em nota, a Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc), por meio da Coordenadoria de Administração Penitenciária (Coape) lamentou a morte do agente. "A Sejuc e a Coape consternadas pela morte prematura do colega, se solidarizam com seus familiares neste momento tão difícil. Maxuel André desempenhava suas funções na Penitenciária Estadual de Parnamirim e prestou um excelente trabalho ao Sistema Penitenciário do Estado", diz a nota da secretaria

Polícias decidem parar no dia 4 de dezembro no Brasil inteiro

120104policiaceara_f_001
A segurança pública do Brasil irá parar no dia 4 de dezembro. Na última quinta-feira (28), entidades associativas e sindicais de todo o país se reuniram e acordaram a paralisação. Cruzarão os braços a Polícia Federal, a Policia Rodoviária Federal, a Policia Civil e até a Policia Militar.

No Ceará, o presidente do Sindicato dos Policiais Federais, Carlos Onofre Façanha Dantas, informou à imprensa que a greve no Estado começará com uma manifestação, no dia 04 de dezembro, em frente à Superintendência Regional.

Façanha disse que a categoria se manifesta pela reestruturação da carreira de policial, valorização profissional e por melhorias na segurança pública.


Nacionalmente, policiais defendem o Projeto de Emenda Constitucional 51 (PEC 51), que desmilitariza as polícias dos Estados, e cria apenas uma força de segurança.