sábado, 1 de março de 2014

Assaltante é preso em flagrante na cidade de Coaraci

http://ubaitabaurgente.com.br/wp-content/uploads/2014/02/assaltante.jpg
Mesaque José dos Santos, 18 anos, foi preso por policiais militares de Coaraci, após assaltar um adolescente. Segundo informações, a vítima trafegava de bicicleta pelo Calçadão da cidade de Coaraci, quando Mesaque e dois menores o abordaram, tomando o seu relógio e uma corrente, depois de agredi-lo. Investigadores da delegacia de Coaraci encontraram Mesaque no fundo da casa portando um revólver calibre 38, de numeração raspada, com dois cartuchos – sendo um deflagrado e um intacto. Mesaque foi flagranteado por roubo e posse ilegal de arma pela delegada Ana Cristina e se encontra à disposição da Justiça. RBN/ ubaitabaurgente

Ubatense se envolve em acidente com morte na BR-330

Homem, provavelmente de Ubatã, ainda não teve identidade confirmada (Foto: Ubatã Notícias)
Um grave acidente envolvendo um veículo Vectra, placa JLP 5588, licença de Ipiaú, acabou vitimando fatalmente um homem cuja identidade até o momento não foi revelada. O acidente ocorreu na BR-330, num trecho de curva próximo a Fazenda Maia, à cerca de 8km do município de Barra do Rocha. O motorista do Vectra provavelmente cochilou ao passar no trecho, isso porque não havia marcas de freadas na rodovia. No veículo estavam três homens, provavelmente do município de Ubatã, um deles identificado como Danilo dos Santos, funcionário da Frigor Sul, que conduzia o veículo. 
Três pessoas estavam no veículo no momento do acidente (Foto: Ubatã Notícias)
O outro ocupante acabou fugindo do local e outro morreu no local do acidente, ficando pendurado na porta traseira. No veículo foi encontrado 1l de Whisky. Uma guarnição da Polícia Militar de Barra do Rocha realiza organiza o tráfego de veículo no local. Ainda não há mais informações sobre o estado de saúde de Danilo, que está sendo atendido no Hospital Geral de Ipiaú. Segundo testemunhas, os ocupantes do Vectra passaram a noite ingerindo bebida alcoólica. Ubatã Notícias

Pai é suspeito de engravidar e manter filha de 17 anos em cárcere privado

Um homem de Luís Eduardo Magalhães, no extremo oeste baiano, é acusado de abusar sexualmente e engravidar a filha de 17 anos. Segundo a polícia, a denúncia foi feita nesta quinta-feira (27) pela mãe da adolescente. Em depoimento, a jovem confirmou a gravidez de três meses e afirmou que era abusada pelo pai desde os 14 anos, além de ser mantida em cárcere privado e impedida de estudar. A vítima vive com o pai e o irmão desde os 12 anos, quando foi entregue pela mãe, que não tinha condições de criar a criança. Durante uma visita, a filha confessou o crime. A polícia afirmou que a adolescente deve passar por exames, mas já mencionou que deseja interromper a gravidez. O pai da vítima se apresentou à delegacia acompanhado de um advogado, e nega as acusações. Mesmo assim, já foi feito um pedido de mandado de prisão preventiva para o suspeito. Informações do G1.

Preso assassino confesso de André Costa no Pequi

A Polícia Civil de Eunápolis prendeu, na tarde desta sexta-feira (28), o acusado de matar o jovem André Costa Teixeira, 18 anos. O crime, registrado na noite de quinta (27), revoltou os moradores da Rua Canto Galo, no bairro Pequi, já que o comportamento da vítima era exemplar.

Detido na Rua Cristóvão Colombo, no mesmo bairro, Alexandre Dias de Azevedo, 18 anos, o 'Xandy', confessou o assassinato no depoimento que prestou ao delegado Cícero Feitosa, titular da 1ª Delegacia Territorial. Alexandre afirmou que cometeu o homicídio simplesmente porque desconfiava de que André tivesse algum envolvimento amoroso com sua ex-namorada.
André estava sentado em uma calçada, a poucos metros de sua casa, quando foi surpreendido pelo assassino, que disparou dois tiros. André ainda chegou a ser levado para o Hospital Geral, mas morreu de madrugada.
Os agentes do Serviço de Investigação vinham averiguando denúncias anônimas recebidas desde o crime. As informações culminaram com a prisão de Alexandre em uma residência na Rua Cristóvão Colombo, também no Pequi. Os policiais aprenderam um revólver calibre 32, sem munição e com numeração suprimida, que o acusado admitiu ter usado no homicídio.

Na mesma ação a Polícia Civil apreendeu dois adolescentes de 15 anos e prendeu Dione Correia Santos, 23 anos, na Rua Santa Terezinha. Os demais conduzidos são suspeitos de dar abrigo ao criminoso e de também esconder a arma.
Amigas da ex-namorada de Alexandre disseram que desde que ela rompeu o relacionamento passou a ser seriamente ameaçada de morte, inclusive na saída da escola. Ainda de acordo com as colegas, André era apenas amigo da menina.


A delegada plantonista Elizabeth Salvadeu autuou Alexandre em flagrante por homicídio qualificado, já que o motivo foi fútil. Os demais detidos ainda vão ser ouvidos. Alexandre vai ficar encarcerado no presídio local. radar64

Guardas Municipais realizam treinamento tático

Três integrantes do Grupo Tático de Apoio - GTA e um integrante do Grupo Operacional de Trânsito – GOT, fizeram o curso de Táticas Urbanas para Confrontos Armados e Combat Shotgun, realizado em Curitiba no último fim de semana.
O curso com carga horária de 24 horas foi pago com recursos próprios dos Guardas Municipais. A capacitação visa entre outros objetivos, solidificar habilidades individuais e incorporá-las em trabalhos de equipe, para operar conjuntamente para localizar, identificar e neutralizar ameaças. jtribunapopular

Dois menores são flagrados pela GM embalando cocaína para a venda

Na noite de ontem, sexta-feira 28 de Fevereiro de 2014, por volta das 20h:00, servidores da Guarda Municipal de Foz do Iguaçu, após receberem diversas denuncias de que em uma residência situada defronte a área verde na entre a Rua Pirapitinga e a Rua Cascudo no Bairro Profilurb II, estaria ocorrendo a embalagem e venda de cocaína a viciados da região.
Foi realizada a abordagem, sendo detido no local dois menores, sendo um de 15 e outro de 15 anos, onde embalavam a cocaína em pequenas buchas para a venda, sendo que com um dos menores foi localizado pouco mais de R$ 700.00 em dinheiro, possivelmente da venda da droga.
 Diante dos fatos, os menores, a droga e os produtos para a embalagem da droga foram encaminhados ao DEA (Delegacia Especial do Adolescente) para lavratura do ato infracional. www.jtribunapopular.com.br e o blog http://gmfiporgmjaime.blogspot.com.br

Comandante Geral da Guarda Civil Metropolitana recebe os heróis da GCM para um café

Na data de 27/02, quinta feira, o Sr Comandante Geral da Guarda Civil Metropolitana Inspetor Gilson Menezes, recebeu no gabinete do Comando Geral, a seu convite, os GCms Dorival, Ana Paula, Cintra e o CD Tarcísio, o convite foi feito pelo próprio Comandante Geral, para além de saber da condição emocional dos GCMs, também para parabenizá-los por trabalharem de forma a enaltecerem o nome da instituição e por colocarem suas vidas em risco na defesa da sociedade paulistana, pois todos os presentes tinham em comum o fato de participarem de forma corajosa e heróica de confrontos armados com marginais, isso ocorrendo recentemente, segundo o Comandante Gilson Menezes o momento foi de alegria por poder dar apoio e elogiar a ação dos GCMs, e sua alegria foi ainda maior pelo fato de ver a GCMf Ana Paula praticamente recuperada, pois a alguns meses atrás a mesma havia sido alvejada por marginais em seu posto de serviço. 
Os GCMs foram alvo de elogios por parte do Sr. Comandante Geral e reconhecidos como verdadeiros heróis, “ comando homens e mulheres que são verdadeiros heróis, por isso minha dedicação somente aumenta e não medirei esforços para que os bons profissionais da Guarda Civil Metropolitana possam contar sempre com meu apoio, peço apenas um pouco mais de tempo e de paciência, pois creio que estamos no rumo certo e as coisas irão acontecer, exercemos atividade policial e devemos agir como policiais que somos”, finalizou o Sr. Comandante Geral que durante o café no gabinete contou com a participação do Sr. Subcomandante Inspetor Vanderlei.

Guarda Municipal prende ladrão que roubou acadêmico em ponto de ônibus.

Um assaltante de 18 anos foi preso por volta das 7h30 de hoje (20) após roubar um acadêmico de Direito em um ponto de ônibus da Avenida Guaicurus. Conforme a Guarda Municipal, que agiu na ação, Josinei de Araujo da Silva já tem passagens pela polícia e foi autuado em flagrante por mais um roubo.

“Estávamos fazendo rondas de rotina no Terminal Guaicurus quando a vítima desceu do ônibus e avisou que tinha sido assaltada por um rapaz de bicicleta na Avenida Guaicurus. ‘Me passa tudo o que você tiver senão eu atiro’, disse o ladrão”, contou o GM Nogueira, que atendeu a ocorrência.

“O acadêmico estava indo para a faculdade quando foi abordado. Ele entregou o celular, que era o único bem que tinha”, emendou. Os guardas colocaram o estudante dentro da viatura e partiram em diligências pela região.

Josinei foi encontrado no Jardim Canguru. Ele foi preso em flagrante e encaminhado à Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) da Piratininga. O celular foi recuperado e devolvido à vítima.


“O ladrão disse que não tem trabalho e nem estudo. Ele falou que não sabe o que passou pela sua cabeça e que foi um momento de oportunidade. Mesmo assim, foi constatado que ele possui outras passagens pela polícia”, completou Nogueira.

Guarda Municipal intensifica operações de trânsito em Tubarão.

A Guarda Municipal realizou trabalhos de fiscalização no trânsito na Avenida Padre Geraldo Spettmann e na região central da cidade.
Diversas infrações foram flagradas e os condutores notificados, como motociclistas com calçados inadequados para conduzir os veículos, condutores com documentação irregular, que inclusive foram removidos.

O trabalho de fiscalização é rotineiro, e acontece de forma constante nas principais ruas e avenidas da cidade.

Guarda Civil Municipal de Bragança Paulista realizou operação de segurança no Lago do Taboão

Preocupada com a segurança dos munícipes, a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), realizou, em conjunto com a Polícia Militar, uma operação durante todo o final de semana no Lago do Taboão.

O objetivo foi verificar a documentação dos motoristas, a situação das pessoas que passavam pelo local e garantir a o cumprimento da lei de perturbação de sossego.

Na sexta-feira, dia 21, a operação realizada das 22h às 2h30, na avenida Alpheu Grimello, abordou 68 pessoas, 32 carros e 14 motos. Dois carros e duas motos foram recolhidos com guincho por problemas na documentação e uma pessoa foi conduzida à delegacia por porte de entorpecentes.

Já no sábado, dia 22, no mesmo local, foram abordados, no total, 28 veículos, entre carros e motos, e dois menores foram conduzidos à delegacia por porte de entorpecentes. Na mesma noite, um munícipe que estava embriagado pulou no lago, sendo resgatado por um mergulhador do Corpo de Bombeiros.

No domingo, dia 23, a operação também foi realizada na avenida Alpheu Grimello, mas somente pela GCM. Das 16h às 20h30, os guardam verificaram se existiam carros desrespeitando a lei de perturbação de sossego. No entanto, a medida coibiu a prática e não foi encontrado ninguém que estivesse com o volume de som do carro maior que o permitido.


A Administração realizará, em breve, outras operações para manter a segurança e comodidade da população bragantina.

Pelas câmeras, Guarda Municipal recupera veículo furtado

Um veículo Gol que passava pela avenida Prefeito Luiz Latorre, na noite de quarta-feira (26), foi abordado por uma viatura da Guarda Municipal. O carro foi apontado pelo sistema de câmeras OCR (que faz a leitura de placas) com queixa de crime.

Motocicleta estava com placa adulterada
 Ao receber as informações, uma equipe da GM que realizava patrulhamento comunitário nas proximidades da avenida avistou e abordou o motorista. O condutor disse aos guardas Andreasi e Marestone que o veículo era de propriedade de um amigo, morador na Colônia. Outras viaturas foram até endereço indicado pelo motorista, mas ninguém foi localizado.

O rapaz de 24 anos tinha na pochete duas pedras de crack, e várias “mixas” – usadas para furtar veículos. O veículo – um Gol – também havia sido ligado com esse tipo de chave. O suspeito foi levado ao Plantão Policial, onde foi elaborado boletim de ocorrência de furto qualificado. O proprietário do Gol foi encontrado, compareceu ao Plantão e teve o veículo devolvido.

Moto
Na manhã desta quinta-feira (27), uma moto com placa adulterada foi flagrada pelo sistema OCR na região da Vila Arens. Os GMs Severo e Tadeu localizaram a motocicleta na avenida São Paulo, na Vila Progresso. Um adolescente de 16 anos, morador em Várzea Paulista, pilotava a moto – uma Yamaha YBR 125 de cor azul. Na verificação, constatou-se que o veículo estava com placa de uma CG 125 de cor verde, que tinha queixa de furto. Os GMs verificaram também que a numeração do chassis da YBR estava raspada.

Foi feito contato com os responsáveis pelo adolescente, em seguida todos foram para o 4º DP para elaboração do boletim de ocorrência. O adolescente foi liberado e a moto apreendida pela autoridade do 4º DP.

CNH falsa
Em patrulhamento comunitário pelo bairro Morada das Vinhas, na tarde desta quarta (26), os GMs Edison, Paulo e Lima, do Apoio Tático, identificaram uma motocicleta com placa adulterada e um rapaz com uma carteira de habilitação sem informações no sistema.


A DIG (Delegacia de Investigações Gerais) foi acionada e constatou que o dono da CNH já tinha passagens pela polícia por adulteração de veículo. Também foi confirmada a falsificação da carteira de habilitação. A motocicleta – uma Biz 100cc – foi apreendida e o suspeito preso em flagrante.

Guarda Civil Municipal de carreira assume comando da corporação em Timon-MA

O Prefeito Luciano leitoa, de forma sabia e com muita responsabilidade, fez nos últimos dias escolhas fundamentais para dinamizar e reforçar os pilares de seu governo na cidade de Timon, uma delas foi a escolha do Guarda Municipal, Thiago Jared da Silva para o comando da Guarda Civil Municipal de Timon.


O presidente do Sindicato dos Guardas, Thyago  Polykarpo de Araújo Rocha, elogiou a escolha, e se colocou a disposição para colaborar em que for preciso para o desenvolvimento e crescimento dessa briosa instituição.

Fez programa com travesti, não quis pagar, tentou matá-lo e acabou preso em Teixeira de Freitas

Fez programa com travesti, não quis pagar, tentou matá-lo e acabou preso em Teixeira de Freitas
Está preso na carceragem da 8ª Coorpin de Teixeira de Freitas, André Silva dos Santos, de 28 anos, morador do distrito de Posto da Mata, no município de Nova Viçosa, acusado de ter se relacionado sexualmente com um travesti de 17 anos e como não teria dinheiro para pagar pelo programa, aplicou-se uma pedrada na cabeça, o que provocou um extenso corte e muito sangramento. Segundo a vítima, que já foi ouvida pela delegada Maria Luíza, o acusado estava por volta das 23h deste domingo (23) às margens da rodovia BR-101, onde um grupo de travesti fica à espera de clientes, supostamente aguardando uma carona para Posto da Mata, quando fora acertado um programa por R$ 30. Ali mesmo, em um local escuro ao lado da pista, os dois teriam praticado sexo e na sequência, após a ejaculação e quando ia vestir-se para receber o dinheiro, o travesti alega que fora surpreendido pela pedrada. Após o ataque o homossexual começou a pedir socorro, momento que amigos dele chegaram e acionaram a Polícia Militar através do telefone 190. Após ouvir a vítima os policiais deram voz de prisão a André e procederam com sua condução à Delegacia da Polícia Civil (DEPOL). Em depoimento à delegada Maria Luíza, de plantão na unidade policial na noite deste domingo (23), André Silva dos Santos, de 28 anos, negou que tenha solicitado o programa e assegurou que foi o travesti que aproximou-se dele e começou a lhe perguntar se não queria relacionar-se sexualmente com ele. Excitado, o homem diz que não resistiu e resolveu aceitar. Após a transa e como não tinha dinheiro algum, André diz que começou a confusão. As últimas informações dão conta que André Silva dos Santos, de 28 anos, foi indiciado por homicídio tentado e permanece preso à disposição da Justiça. Em entrevista à nossa equipe o acusado relatou ser casado e possuir filhos. Teixeira News. 

Carreta cegonha tomba na BR-101, entre Teixeira de Freitas e Itamaraju

Durante a manhã de quinta-feira (27), um veículo longo, modelo carreta cegonha, que transportava diversos veículos do fabricante GM, capotou na BR-101. O acidente aconteceu entre os municípios de Itamaraju e Teixeira de Freitas. De acordo com a PRF de Teixeira de Freitas ainda não se tem informações oficiais do que teria provocado o acidente. Alguns dos veículos transportados caíram na pista e a BR-101 teve de ser interditada. Uma equipe da PRF permaneceu no local, registrando o ocorrido e controlando o tráfego na via, que possui um grande fluxo de veículos, aumentado com a chegada do carnaval. Pouco tempo depois foi providenciada a retirada dos carros da rodovia. Ninguém se feriu gravemente. Teixeira News 

SINDGUARDAS-BA divulga nota repudiando corte do ponto dos Guardas Municipais de Camacã

Em uma atitude arbitrária, a gestão municipal de Camacã impôs a falta pelos dias em que os servidores da Guarda Municipal estão em greve. Este foi, a até o presente momento, o único segmento da categoria que foi penalizada com este tipo de perseguição aos trabalhadores que participam do movimento grevista.

A direção do SINDGUARDAS-BA entende que a Prefeitura descumpre a decisão da Carta Maior que legitima ao direito de GREVE.

Ademais, somos sabedores que a Administração Pública tem como primado o princípio da legalidade, ou seja, só poderá fazer aquilo definido em Lei e não há nenhuma norma jurídica autorizando o corte de ponto em virtude de paralisação.
Desta forma, não cabe aos gestores municipais definir unilateralmente sobre o desconto contracheque pelas faltas dos servidores. A greve não foi decretada ilegal por parte do judiciário e a categoria tem o seu direito e espera que seja respeitado.

Tal atitude do GESTOR, não se coaduna com o Estado Democrático de Direito, pois fere o princípio basilar da administração pública ferindo o princípio da legalidade.

Os Guardas Municipais não se intimidarão e continuarão sua luta em defesa de condições de trabalho e na luta por seus direitos

Finalizamos informando que caso a ameaça se concretize o Sindicato dos Guardas Civis do Estado da Bahia ingressará com ação judicial para que cesse o ato arbitrário e ilegal, sem prejuízo de outras medidas legais cabíveis.

UBGCM - Segue a todo vapor o Curso de Capacitação da Guarda Civil Municipal de Barra do Choça

Segue a todo vapor o Curso de Capacitação da Guarda Civil Municipal de Barra do Choça, já são mais de 40 horas/aulas aplicadas por profissionais e especialista da área.

16 horas/aulas de ordem unida, disciplina e postura; 6 horas/ aulas de violência na escola; 6 horas/aulas de violência domestica e de gênero; 6 horas/aulas de violência e pobreza, além de 4 horas/aulas de ECA - Estatuto da Criança e Adolescente e Guardas Civis Municipais e suas atribuições.  Podemos destacar algumas fotos das ações desenvolvidas pelos instrutores/professores: Raique Sampaio, Péricles Paulo, Israel Moreira e Paulo Lopes.

Polícia apreende 300 kg de drogas em galpão de torcida organizada do Palmeiras

A Polícia Federal apreendeu na madrugada desta sexta-feira (28) 300 kg de drogas que estavam sendo descarregados no galpão da Torcida Uniformizada do Palmeiras, a TUP. O espaço é utilizado para a escola de samba da organizada alviverde.

De acordo com comunicado da PF, seis pessoas foram presas na operação. A ação começou quando a Polícia Federal investigou que um traficante chegaria a São Paulo (SP) na noite de quinta, vindo de Florianópolis (SC).



Após longa investigação, os policiais chegaram ao galpão e flagraram seis pessoas descarregando cocaína e pedras de crack, que estavam em um fundo falso do caminhão.

Polícia toma conta da entrada do SBT para proteger apresentadora Rachel Sheherazade

Rachel Sheherazade, apresentadora do SBT Brasil posa na bancada
Várias viaturas estão na porta do SBT, desde o começo da manhã de hoje, realizando um trabalho preventivo para a manifestação, marcada há alguns dias nas redes sociais, contra a jornalista e apresentadora Rachel Sheherazade, do "SBT Brasil".

Cerca de 20 mil pessoas apoiaram o movimento no Facebook e Twitter, marcando o protesto para esta sexta-feira. Pelo menos, por enquanto, apenas os policiais estão presentes, para evitar problemas maiores, até porque o SBT está localizado às margens da rodovia Anhanguera.

Os funcionários foram obrigados a retirar os seus carros do estacionamento, que fica junto da entrada principal.


Como se recorda, a jornalista, na edição do último dia 4, se envolveu em outra polêmica, ao apoiar o ato de três moradores do Flamengo, no Rio de Janeiro, que torturaram e prenderam um suposto ladrão de 16 anos a um poste.

Cachorro tenta reviver seu amigo que foi atropelado

Um vídeo publicado na última semana tem gerado grande comoção entre os internautas. O conteúdo exibe um cachorro tentando reanimar outro animal que havia sido atropelado. O animalzinho tenta desesperadamente acordar seu amigo, usando a pata para balançar a vítima.

Ele começa a latir quando percebe que seus atos não estão gerando sucesso. O conteúdo já ultrapassou a marca de 60 mil visualizações. Não há informações sobre o local do acidente.

Homem preso e adolescente apreendido suspeitos de homicídio

Um homem identificado como Naílton de Jesus Santos, 21, foi preso e um menor de 16 anos foi apreendido, no município de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), por policiais Militares do Setor de Missões Especiais do 12º Batalhão. Segundo os policiais, a dupla é acusada de ter matado um homem identificado como Uersiclei Reis Soares, no Parque Real Serra Verde, no último dia 23 de Fevereiro.


Segundo informações, a vítima estava com uma dívida relacionada ao tráfico de drogas e devia ao traficante de vulgo "Cavaco", líder na região. Ainda segundo as investigações dos policiais, um homem conhecido como Galego também participou do crime e encontra-se foragido. Os dois foram apresentados na 18ª Delegacia Territorial (DT), em Camaçari.

Homem tem facão cravado nas costas durante briga em Salvador

Uma briga de rua terminou de forma trágica na tarde da ultima quinta-feira no bairro de Plataforma, em Salvador - Bahia. Neison Casaes de Oliveira foi socorrido por policiais Militares, após uma briga na Rua Manoel Monte.
Ele teve um facão cravado nas costas após receber golpes da arma branca. Neison foi socorrido para o hospital do Subúrbio em estado grave e permanece internado. O autor da tentativa de homicídio ainda não foi preso.
Nas fotos, é possível observar, que a vítima chegou ao hospital com o facão cravado nas costas.

A presidenta Dilma Rousseff Dilma destinou R$ 21 bilhões para financiar a agricultura familiar

A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (24) que o governo destinou R$ 21 bilhões para financiar a safra de 2013/2014 da agricultura familiar, dos quais R$ 13,7 bilhões já foram contratados pelos pequenos produtores. Segundo ela, os agricultores estão aproveitando o crédito barato do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para expandir a produção e comprar máquinas e equipamentos.

“São mais tratores, mais caminhões, equipamentos de irrigação e resfriadores de leite, aumentando a produtividade nas lavouras e nas criações da agricultura familiar”, disse.
No programa semanal Café com a Presidenta, Dilma informou que o pequeno agricultor também pode se beneficiar das inovações tecnológicas. “No Pronaf Inovação, o crédito é bem barato para incentivar o cultivo protegido de hortifrutigranjeiros, para a automação da avicultura e da suinocultura, e também para atualização tecnológica da bovinocultura de leite.”

A presidenta explicou que o fortalecimento da agricultura familiar também inclui o apoio à comercialização dos produtos por meio da compra de uma parte dos alimentos produzidos nas pequenas propriedades e cooperativas pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). O orçamento do PAA somado ao orçamento do Pnae para 2014 é cerca de R$ 2 bilhões.

“Esses programas, o PAA e o Pnae, são muito importantes, porque, primeiro, garantem renda certa aos produtores; segundo, eles colocam produtos frescos e saudáveis na merenda escolar das crianças, nas creches e nos hospitais. E, finalmente, eles movimentam a economia dos pequenos municípios”, ressaltou.


Segundo Dilma, os pequenos produtores representam 33% do Produto Interno Bruto (PIB) agropecuário do Brasil, 84% dos estabelecimentos rurais e 74% da mão de obra no campo.