quinta-feira, 1 de maio de 2014

Agente penitenciário é preso por porte ilegal de arma em boate na Serra

TV Vitória
Um agente penitenciário foi preso por porte ilegal de arma enquanto trabalhava como segurança em uma boate na noite desta quarta-feira (30), no bairro Jardim Limoeiro, no município da Serra.   De acordo com testemunhas, a confusão começou quando o perito auxiliar médico legal Bruno Nogueira Scopel, de 22 anos, saiu da boate e foi até o carro para pegar a sua arma.   O segurança Ikaro Santos Jakobosque, de 25 anos, acabou acionando a polícia, após impedir a entrada do policial civil armado na casa noturna.   A polícia foi até o local e verificou que o agente penitenciário não possui porte de arma. O jovem acabou sendo autuado e teve que pagar uma fiança no valor de R$ 1,5 mil para ser liberado.   Já o policial civil foi até ao Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) da Serra para prestar depoimento e foi liberado em seguida.   De acordo com o delegado Luiz Gustavo, que é responsável pelo caso, a Sejus será comunicada para que Ikaro responda administrativamente o caso. 

Seis presos foram mortos em uma rebelião no presídio de Eunápolis

Seis presos foram mortos por outros detentos, em uma rebelião que durou mais de oito horas no presídio de Eunápolis, na última segunda-feira (28). Sete feridos foram levados para o Hospital Geral, mas não correm risco de morrer. Atingidos por pedras, dois policiais militares também tiveram ferimentos leves.Os mortos, em sua maioria presos acusados de estupro, foram amarrados a colchões e queimados vivos.  Os corpos, ainda não identificados, foram encaminhados para o IML de Porto Seguro. Por volta das 17h30, a rebelião foi contida por cerca de 60 policiais. A ala onde ocorreu a rebelião foi totalmente destruída e queimada.
Representantes da Polícia Militar, junto com o superintendente de gestão prisional da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária e o diretor do presídio ainda decidem o local para onde os presos serão encaminhados, pois a ala não tem condições de abrigar os detentos. De acordo com o major Cléber Santos, comandante da 7ª CIPM, a PM foi convocada para dar apoio a uma revista que seria feita nas celas da unidade prisional, o que provocou revolta no momento da fiscalização. 
'Cerca de 350 presos quebraram o pátio todo. Precisamos entrar para o estrago não ser maior. Tivemos apoio dos Bombeiros, pois eles queimaram muitos objetos’, disse o major Cléber. Uma funcionária da direção do presídio, que não quis se identificar, informou que a unidade está com cerca de 600 detentos – a capacidade é para 456 internos. Os presos Udson Nascimento Jesus, 31 anos e Wagno Santos Porto, de 32, foram levados para o Hospital Geral no começo da rebelião. Segundo um médico, eles apresentavam perfurações nas pernas. O major Gilson Paixão, diretor do presídio, disse que, durante a revista, um policial efetuou disparo nas pernas dos detentos para resguardar a integridade física de agentes que tentavam fazer a revista. 'Eles depredaram a unidade, matando friamente, queimados, seis internos. Todos que morreram tinham rivais e estavam na cela conhecida como seguro, arrombada na rebelião. Pelos menos dois não são estupradores', declarou Paixão.  
O juiz da Vara de execuções penais de Eunápolis, Otaviano Andrade Sobrinho, e a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil na cidade, Roberta Tutrut, tentaram em vão negociar uma rendição dos presos antes de a polícia determinar a ocupação do local. Segundo Roberta, os presos não chegaram a apresentar nenhuma reivindicação nem explicaram as razões da rebelião. Familiares dos detentos recebiam ligações dos detentos, relatando a situação no conjunto penal. 
Os parentes dos internos fizeram muito tumulto em frente ao presídio, querendo notícias. Eles quebraram obstáculos de concreto na entrada do presídio e tentaram interditar a via de acesso com galhos de árvore e pneu, mas policiais militares logo dispersaram o movimento. 'Nosso papel foi a utilização da força no sentido de conter a violência dentro do presídio. 
Usamos meios não letais, inicialmente, granada e outros artefatos com muita segurança. A situação era crítica. Fogo, fumaça, vários corpos, mas conseguimos controlar e debelar a crise', falou o major Anacleto França, comandante da CIPE-Mata Atlântica.

Acusado de invadir hospital matar paciente e balear outra pessoa ganha liberdade

Lei Frágil: Acusado de invadir hospital matar paciente e balear outra pessoa ganha liberdade
O homicida, José Ricardo Macedo Santos Leão, conhecido como “Peroba”, foi liberado do Conjunto Penal de Feira de Santana, após cumprimento de uma determinação da justiça. Ele é acusado de ter invadido o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) e assassinado com vários tiros, José Fabrício Lima dos Santos, 32 anos, e balear outra pessoa no dia 12 de abril deste ano.  
O advogado Péricles Novais, informou para reportagem que o alvará de soltura foi concedido porque não houve perseguição contra seu cliente no dia do crime.  A Invasão  Dois homens armados conseguiram entrar no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), após pularem o muro dos fundos da unidade, percorrerem por quase todo o Hospital em busca do alvo e, após achá-lo em um leito, atiraram contra ele várias vezes. O fato aconteceu na noite deste sábado (12) na presença da mãe da e vítima, que chegou a ser ameaçada pelos assassinos.   
José Fabrício Lima dos Santos, conhecido como “Chocolate”, 32 anos,  foi internado, horas antes após sofrer uma tentativa de homicídio no bairro Nova Esperança. Atingido por um tiro na perna, José conseguiu fugir pedindo carona em uma carroça até o bairro Sobradinho, onde encontrou socorro no Posto da Polícia Militar em frente ao Colégio Assis Chateaubriand e levado ao HGCA.  
Horas depois, quando se recuperava da cirurgia que removeu a bala, José foi surpreendido pelos mesmos homens que tentaram contra sua vida anteriormente. Durante o crime, uma acompanhante de outro paciente, Maria da Anunciação de Jesus saiu ferida com um tiro de raspão na orelha.  Com os estampidos dos disparos, houve corre-corre dentro do Hospital. Muitos pacientes e acompanhantes ficaram assustados e tiveram que receber atendimento médico. Na unidade haviam dois policiais de plantão, mas no momento do crime estavam no posto da PM que fica na entrada da emergência.  Fonte: Redação do Portal Folha do Estado  

Acidente de Bacuri deixa dez mortos



Um acidente envolvendo uma D20 com estudantes e um caminhão carregado de pedras deixou pelo menos dez mortos na noite desta terça-feira entre os municípios de Apicum-Açu e Bacuri, próximo ao povoado Madragoa, na Ma 308. Informações preliminares apontam que a D20 estaria fazendo transporte clandestino e transportava cerca de 22 pessoas com idade entre quinze e dezesseis anos. Os adolescentes eram de duas escolas estaduais e uma escola municipal de bacuri. Os veículos chocaram-se frontalmente em uma curva perigosa. Em nota o Ministério Público do Maranhão esclarece que a Promotoria de Justiça de Bacuri vai abrir dois procedimentos investigatórios contra o município de Bacuri para verificar as responsabilidades no acidente, ocorrido no início da noite desta terça-feira, 29, que resultou na morte de oito estudantes e deixou sete feridos, sendo dois em estado grave. De acordo com informações divulgadas na imprensa, o veículo que levava os estudantes da escola Cristino Pimenta, em Bacuri, para o povoado Madragoa, chocou-se com um caminhão carregado de pedra e despencou em uma ribanceira. A promotora de justiça Alessandra Darub, titular da comarca, informou que as investigações também irão atingir o menor de 17 anos que conduzia a D20 e o seu pai, que o autorizou a dirigir sem habilitação. Segundo a representante do Ministério Público, os procedimentos contra o município irão enfocar o transporte irregular de estudantes e as precárias condições do hospital municipal. “No atendimento às vítimas, pude constatar in loco que o hospital funciona sem nenhuma estrutura: não tem equipamentos suficientes, laboratório, nem medicamentos, as paredes são mofadas, além disso só tinha um médico de plantão”, relatou
O proprietário da caminhonete onde estavam os adolescentes que morreram em acidente na noite desta terça-feira (29), no município de Bacuri, não possui Carteira Nacional de Habilitação. A informação foi confirmada pelo superintendente de Polícia Civil do Interior, delegado Jair Paiva. De acordo com o superintendente, se for confirmado que Rogério Azevedo Rocha estava dirigindo o carro, ele pode responder por condução não habilitada e homicídio doloso por ter assumido o risco ao dirigir desabilitado. No decorrer das investigações, ele também poderá responder caso tenha dado o carro para o filho adolescente dirigir, já que o jovem também não é habilitado. 
O delegado informou que a polícia só vai dizer que estava dirigindo e o que implica o ato após terem provas técnicas da perícia. Rogério Azevedo Rocha, 43 anos, sofreu politrauma com traumatismo craniano, está em estado gravíssimo no Hospital de Alta Complexidade Tarquínio Lopes Filho, o Hospital Geral Geral, foi submetido a tratamento neurocirúrgico na manhã desta quarta-feira (30), segue entubado, sob ventilação mecânica e com hemodinâmica estável. Ele havia dado entrada na Santa Casa de Cururupu, mas foi um dos quatro pacientes transferidos em helicópteros para a capital pela gravidade dos ferimentos. No acidente, que envolveu uma caminhonete D20 e um caminhão carregado com pedras, oito pessoas morreram, quatro estão no Tarquínio Lopes e outras com ferimentos leves estão nos hospitais Santa Casa de Cururupu e Hospital Bibi Montelo, em Bacuri.

Brasil amarga a penúltima posição no ranking da educação

A OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) mantém um ranking da educação em 36 países, no qual o Brasil atualmente amarga a penúltima posição, à frente somente do México. Como critérios avaliados pela organização estão o desempenho dos alunos no PISA, a média de anos que os alunos passam na escola e a porcentagem da população que está cursando ensino superior. 

IBGE diz que cresceu número de municípios com secretarias exclusivas para saúde

IBGE diz que cresceu número de municípios com secretarias exclusivas para saúde
Levantamento da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic) apontou que, em 2013, 88,9% dos municípios (4.948 cidades) apresentaram secretarias exclusivamente para a área de saúde. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (30) pelo IBGE. Segundo a pesquisa, o número registra crescimento de 6,4 % em relação a 2009, quando 82,5% dos municípios (4.593 cidades) tinham secretarias voltadas para o setor. O IBGE também informou que as secretarias municipais que administravam a saúde em conjunto com outras políticas foram encontradas em 8,3% dos municípios do país. No caso de pastas da saúde vinculadas à administração indireta, o fato ocorreu em 16 municípios. Em apenas dois municípios não existia estruturas específicas para a área. Em relação à presença de mulheres na condução das secretarias, a Munic identificou que 2.850 órgãos municipais (51,2%) eram administrados por elas e 2.716 (48,8%) por homens. A proporção de mulheres é reduzida à medida que aumenta a população dos municípios. Em cidades com mais de 500 mil habitantes, a participação feminina na gestão da saúde é 13,2%. O levantamento também pesquisou o número de municípios com instrumentos de acompanhamento, controle e avaliação da execução dos orçamentos do setor. Em 2013, 5.553 (99,7%) haviam instituído Conselho Municipal de Saúde; mas em 2009 eram 97,3%. Ainda segundo o IBGE, 292 municípios (5,2% do total do país) não tinham Plano Municipal de Saúde. Informações da Agência Brasil.

Casal de traficantes é preso em Feira de Santana.

Policiais do Serviço de Investigação da Delegacia de Tóxicos Entorpecentes (DTE), sob o comando do delegado Matheus Souza, prenderam no final da manhã desta quarta-feira (30), um casal acusado de traficar drogas na cidade de Feira de Santana. O casal foi identificado como, Carlos André Santos Campos, 23 anos e a sua companheira Liliane de Oliveira Costa, 22.   A prisão aconteceu no interior da casa do casal, localizada na Rua Bernardo Torres Coelho, nº170-C, bairro do Subaé, em cumprimento ao mandado de busca e apreensão, expedido pelo Dr. Ricardo, juiz da vara de tóxicos desta comarca de Feira de Santana, eles foram presos.   
DTE prende casal de traficantes no Subaé
Carlos e Liliane foram surpreendidos em casa com 42 petecas de cocaína, duas pedras maiores da mesma droga, liquidificador, produtos para manipulação, balança de precisão e embalagens, o local era usado como laboratório e refino de cocaína. O mandado foi cumprido pelos investigadores da DTE- Feira.   Segundo informações dos investigadores, o casal usava a residência como laboratório de refino de cocaína, onde fazia a mistura de outros produtos químicos como remédios para misturar a droga. Os dois foram conduzidos para o DTE e autuados em flagrante por tráfico de drogas.

Guarda Municipal é preso por tráfico e responderá a processo administrativo

O guarda municipal Guilherme Barbedo Tancredi foi preso por tráfico de drogas nesta quarta-feira (30) e encaminhado para o Departamento de Narcóticos (Denarc), da Polícia Civil. De acordo com informações da prefeitura, o servidor responderá a Processo Administrativo Disciplinar (PAD) aberto pela Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência (Susprev). Guilherme desenvolvia atividades em ações de proteção ao patrimônio público. Enquanto aguarda a conclusão do PAD, a Susprev afastou o guarda de suas funções.

Defesa de Guarda Municipal condenado por homicídio diz ter provas de sua inocência; TJ analisa recurso

Defesa de guarda condenado por homicídio diz ter provas de sua inocência; TJ analisa recurso
A Primeira Turma da Segunda Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) vai analisar na próxima quinta-feira (8) o pedido de um novo julgamento do Guarda Municipal de Lauro de Freitas, José Pereira da Conceição Junior, 47 anos, condenado a prisão por estupro seguido de homicídio de Adriane Melo de Jesus, 16 anos, em Vila de Abrantes, em 2011. A defesa pede a anulação do tribunal do júri que o sentenciou a 24 anos de prisão, pois sustenta que ele é inocente e foi condenado apenas com um depoimento considerado "incoerente" do ex-namorado da jovem, Rodolfo Gomes Barbosa, que na época dos fatos tinha 17 anos. O relator do recurso é o desembargador Jefferson Alves de Assis e a revisora é a desembargadora Ivete Caldas. Desde que José Pereira foi preso, familiares, amigos e vizinhos do bairro do Curuzu têm feito diversas manifestações, como passeatas e uma página no Facebook, para pedir a sua absolvição. De acordo com advogada Jaíra Capistrano, no dia do crime, 28 de junho, José Pereira estava em casa, no Curuzu, pois era sua folga, e os vizinhos comemoravam a véspera de São Pedro.

Um detento de 74 anos foi morto nesta quarta-feira (30), em uma rebelião ocorrida na Delegacia de Serrinha.

Rebelião na Delegacia de Serrinha deixa um morto
Segundo o delegado Mozart Cavalcanti, o conflito ocorreu após uma revista rotineira na carceragem, realizada por volta das 12h30. Uma faca e drogas encontradas nas celas foram retiradas, o que causou a revolta de 28 presos. “Foi só por isso. Eles amarraram dois presos nos colchões e tocaram fogo”, contou. Um dos presos que conseguiu ser resgatado mais rapidamente foi encaminhado para um hospital em Salvador. Não há informações sobre seu estado de saúde. Outro interno foi socorrido e levado para o Conjunto Penal de Serrinha. Nesta quinta-feira (1º), ele teve um infarto e morreu no presídio. Devido aos danos causados na delegacia, por conta da queima de colchões, 25 presos foram transferidos para o Conjunto Penal.

Solidariedade marca presença no 1º de Maio da Força Sindical

Lideranças e militantes do partido Solidariedade fizeram forte mobilização no 1º de Maio da Força Sindical, realizado nesta quinta-feira, na capital paulista. O partido esteve presente com lideranças que discursaram no palco do evento, militantes uniformizados, bandeiras e balões com o nome do partido. A festa, como já é tradição, reuniu as principais lideranças sindicais do País, além de líderes políticos nacionais, como os presidenciáveis Aécio Neves (senador pelo PSDB) e Eduardo Campos (governador de Pernambuco).  O presidente nacional do partido, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força, lembrou que a pauta dos trabalhadores está travada em Brasília desde o início do governo Dilma, que foi eleita com a promessa de acabar com o fator previdenciário e aprovar uma política de aumento real para os aposentados.  “Além de não avançar as pautas dos trabalhadores, estamos vendo a volta da inflação e a perda de empregos tanto da indústria como na construção civil”, afirmou Paulinho, criticando, ainda, a “corrupção desenfreada” que toma conta do País. “Não podemos admitir que a Petrobras, que valia US$ 510 bilhões, em somente quatro anos, esteja valendo só US$ 179 bilhões!”, afirmou, destacando as denúncias de corrupção na empresa e afirmando que “quem deveria estar presa na Papuda é a presidente Dilma, pelos roubos que tem feito na Petrobras, empresa que os brasileiros aprenderam a admirar”.  O vice-presidente nacional do Solidariedade e presidente da Força Sindical, Miguel Torres, também foi crítico ao Governo Federal, lembrando as promessas não cumpridas da presidente, destacando ainda a necessidade aprovar uma política de manutenção de valorização do salário mínimo. Miguel lembrou ainda que é ano eleitoral e que, para avançar a pauta dos trabalhadores, é preciso eleger pessoas comprometidas com o interesse com a pauta trabalhista, tanto para governos como no Congresso e nas assembleias legislativas.  O presidente estadual do Solidariedade, David Martins, falou no início do evento, agradecendo a presença dos milhares de trabalhadores e convidando todos a refletir sobre a pauta dos trabalhadores. O Solidariedade esteve ainda representado no palco do evento por diversas lideranças, como a secretária da Mulher do partido, Eunice Cabral, e o sindicalista João Inocentini, Primeiro Secretário do Partido.

Casal é preso com 120 Kg de maconha

A Polícia Civil prendeu na manhã desta quinta-feira (1) um casal no bairro Gabriela, acusado de tráfico de droga. Com a dupla foi apreendido cerca de 120 kg de maconha, em sacos plásticos e toneis. 
Álvaro Nery Conceição, 47 e sua esposa foram apresentados no Complexo Policial do Sobradinho junto com a droga apreendida e dois veículos, que eram utilizados no transporte da droga, procedente de Juazeiro. 
Casal é preso com 120 Kg de maconha
Comerciante do ramo do confecções em Feira, Álvaro também possui uma arma calibre 380, com munição. Segundo informações, o comerciante investiu cerca de R$ 30 mil com a droga. As drogas foram apreendidas em residências no bairro Gabriela e Parque Ipê.

Wagner anuncia recuperação da estrada Ilhéus – Itabuna

No total, serão R$ 14 milhões para as obras na rodovia.
As condições dos trechos estaduais da Rodovia Ilhéus-Itabuna (BR-415) são motivos de reclamação de quem trafega pela estrada, enquanto a parte federal está um tapete. Ontem, o governador Jaques Wagner, durante a assinatura de ordens de serviço para obras em Ilhéus e Itabuna, também determinou o início imediato da recuperação dos trechos da rodovia de integração entre os dois municípios. No total, serão R$ 14 milhões para as obras nas duas cidades e na rodovia. Este é um dos assuntos do programa semanal Conversa com o Governador, no qual Wagner também fala da visita da presidente Dilma Rousseff ao Estado. Aqui, ela anuncia a duplicação da BR-101 e entrega patrulhas mecânicas a prefeitos baianos.

Sindguardas-Ba Prefeito de Itapitanga, Joaquim Babo firma compromissos com Guardas municipais após dois dias de greve

O bom senso imperou. O prefeito Joaquim Babo autorizou o Procurador Jurídico do município, Dr. Kitian Ribeiro, abrir diálogo com a categoria dos Guardas municipais de Itapitanga que anunciaram ontem, a greve por melhores condições de trabalho. A reunião ocorreu hoje pela manhã, onde o sindicalista e líder do Sindguardas na Bahia, Pedro de Oliveira, esteve presente com alguns Guardas do município para ouvir a proposta do governo municipal. De acordo um dos líderes da greve - o prefeito comprometeu-se a começar a resolver algumas demandas da pauta de reivindicação da categoria até o dia 08 de maio, onde juntos, lavraram uma ata que relata as decisões e compromissos firmados entre Guardas (Sindguardas-Ba) e governo municipal. Agora, é só esperar vencer o prazo pra vê se realmente, o que foi acordado será cumprido.

Delmo Souza parabeniza os trabalhadores e trabalhadoras Camacaenses pela passagem do seu dia

A passagem do Dia Mundial do Trabalhador, 1º de maio é saudada pelo Guarda Municipal Delmo Souza, como uma referência à luta por direitos e condições dignas de trabalho em todo o mundo.  Delmo Souza parabeniza a todos pela data que relembra as conquistas dos direitos trabalhistas. “Quero saudar a todos os trabalhadores de Camacã e da região, pelo dia 1º de maio. A vocês o nosso muito obrigado por ter ajudado a construir essa nação que está buscando justiça, através da cidadania e da educação. Portanto a todos os trabalhadores os parabéns por essa data alusiva ao seu esforço e dedicação”,. A classe trabalhadora brasileira, em especial, ao nosso povo.  “Todos os Guardas Municipais que trabalham neste município recebem merecidamente, nesta data, o reconhecimento e o respeito por parte deste Guarda Municipal, afinal o bom desenvolvimento do nosso município é resultados de ações de todos os trabalhadores que diariamente se empenham para desenvolver suas atividades e com isso contribuem com o crescimento da cidade”.  

O Ministério da Saúde divulgou pesquisa que indica redução no número de fumantes nos últimos oito anos.

Os dados do estudo Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) mostram que a parcela de brasileiros com mais de 18 anos que fumam caiu de 15,7% em 2006 para 11,3% em 2013.    A frequência maior de fumantes, de acordo com o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, permanece entre os homens - 14,4% contra 8,6% entre as mulheres. Outro avanço trata da queda na frequência das pessoas que fumam 20 ou mais cigarros: passando de 4,6% em 2006 para 3,4% no ano passado. Por fim, o estudo também revela redução na frequência de fumantes passivos em domicílio. O índice passou de 12,7% em 2009 para 10,2% em 2013. Já no local de trabalho, a proporção de fumantes passivos variou de 12,1% a 9,8% no mesmo período.   O Ministério da Saúde assinou, em abril do ano passado, uma portaria que amplia o acesso ao tratamento contra o tabagismo e atualiza as diretrizes de cuidado à pessoas que fuma. A medida, de acordo com a pasta, permite ampliar o número de unidades e serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) que oferecem o tratamento.  Atualmente, 23.387 equipes da saúde em 4.375 municípios estão preparadas para ofertar o serviço na atenção básica. São oferecidas consultas de avaliação individual ou em grupo de apoio, além de medicamentos em forma de adesivos e gomas de mascar com nicotina. A pesquisa Vigitel ouviu cerca de 23 mil brasileiros maiores de 18 anos que vivem nas 26 capitais do país e no Distrito Federal.  Agência Brasil

Sprev conclui estudo sobre violência contra mulher

Sprev conclui estudo sobre violência contra mulher
O grupo de trabalho responsável pelo estudo, designado pelo secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, é formado por servidores das polícias Militar, Civil e Técnica e de integrantes da Sprev e do projeto Viver da SSP. Traçar um diagnóstico da violência contra a mulher na Bahia e discutir a prevenção e de como as forças de segurança têm trabalhado para reprimí-la foram os objetivos da pesquisa realizada pela Superintendência de Prevenção a Violência (Sprev) da Secretaria da Segurança Pública e cujos dados – colhidos entre os meses de janeiro e abril de 2014 – foram consolidados na reunião de hoje (30), na sede daquela unidade.  O grupo de trabalho responsável pelo estudo, designado pelo secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, é formado por servidores das polícias Militar, Civil e Técnica e de integrantes da Sprev e do projeto Viver da SSP.  O coordenador de Ações e de Políticas Públicas da Sprev, tenente-coronel PM Jaime Pinto Ramalho Neto, explicou que, além do diagnóstico dos crimes cometidos contra as mulheres na Bahia, a pesquisa teve também como alvo mapear as estruturas que fazem parte da rede de proteção. “Apuramos quantas unidades no estado prestam atendimento às vítimas e como esse serviço é prestado”, esclareceu Neto.  Já o superintendente da Sprev, coronel Sérgio Baqueiro, ressaltou que existe ainda a preocupação com o público interno. “Nossas servidoras policiais também estão sujeitas a tais crimes, daí estabelecermos protocolos para atuar, se isto por um acaso acontecer”. Baqueiro acrescentou ainda que o estudo ajudará a aperfeiçoar o trabalho desempenhado pelas unidades estaduais que combatem a violência contra a mulher. Policiaeviola

Guarda municipal de Itapitanga param as atividades por melhores condições de trabalho

Não é de hoje, mas um dia certamente iria vir à tona tal reclamação. As condições de trabalho da Guarda municipal nunca foram das melhores e, sempre piorando a cada dia. Só que a categoria se organizou, unindo-se ao Sindguardas-Ba - Sindicato das Guardas Municipais da Bahia - ganhou voz e passou a cobrar melhores condições de trabalho. Desde o ano passado que a categoria chama a administração para uma mesa de negociação em prol da regulamentação da Guarda municipal, fardamento digno para a categoria e adicional por exercício da profissional de risco. Da pauta, apenas o fardamento da guarda está sendo atendido. A situação se agravou quando faltou habilidade do governo para negociar chegando ao ponto dos guardas decretarem greve por tempo indeterminado. Hoje pela manhã, em assembleia, a categoria decidiu parar as atividades, onde só funcionará com trinta por cento da escala de trabalho. Após a decisão em assembleia, os guardas reuniram-se em protesto em frente a prefeitura cobrando melhorias nas condições de trabalho, onde o líder do Sindguardas, Pedro de Oliveira cobrou providências e disse que a categoria estar aberta para diálogo:"Não queremos greve, mas tornou-se inevitável tal decisão, diante da falta de atenção do governo municipal. A Guarda vai entrar em greve obedecendo o que reza a constituição federal" avisou. Se os assessores do prefeito ou o governo subestimou  a capacidade de organização da categoria e achou que os guardas estavam blefando, então, quebraram a cara. A paralisação registra pela primeira vez na história do município, servidores decretando greve por não terem seus direitos assistidos. Faltou habilidade ao governo e sobra vontade à categoria dos Guardas.

Homicida é recapturado em Camacã

Ariosvaldo Jesus Oliveira, responsável pelo menos dois homicídios na região, esteve preso anteriormente em 2006 em Una pelo assassinato de sua companheira, e tendo empreendido fuga voltou a ser preso, e desta vez no município de Camacã, tendo sido colocado em liberdade em 2010, sob alegação de insanidade mental.   Voltou a praticar mais um homicídio contra um indivíduo permanecendo foragido desde aquela época. 
Na última sexta feira, dia em que iria ser submetido ao Tribunal de Júri na Comarca de Camacã, populares informaram o paradeiro do homicida que estava escondido no bairro da Portelinha, onde foi preso.   

Ariosvaldo encontrava-se residindo em Itabela e desenvolvendo atividades rurais, segundo informou o próprio criminoso, que tem dois Mandados de Prisão em aberto. Preso, ele foi apresentado a Delegacia de Camacã onde encontra-se recolhido à disposição da Justiça. 

PEOT prende mulher e apreende droga, dinheiro, veículo e arma furtada de PM em Itamaraju

PEOT prende mulher e apreende droga, dinheiro, veículo e arma furtada de PM em Itamaraju
A apreensão aconteceu na tarde desta terça-feira (29), na Travessa Bahia, nairro Jaqueira, região leste de Itamaraju, quando uma guarnição do Pelotão de Emprego Operacional Tático (PEOT), durante rondas ostensivas suspeitou de uma mulher em frente de uma casa. Ao ser efetuada uma varredura no local os policiais militares encontraram 83 pedras de crack, 08 projéteis intactos, 01 espingarda caibre 44, a quantia de R$ 80, um veículo Fiat Strada, cor cinza, com restrição de furto e placa adulterada e uma pistola ponto 40, arma furtada da casa de um policial militar da cidade. 

A acusada foi conduzida à Delegacia da Polícia Civil de Itamraju onde acabou identificada por Jéssica Bonfim Santos, de 23 anos, essa que já possui registro da polícia e vinha sendo monitorada por suposto envolvimento com entorpecentes. A mesma foi atuada em flagrante pelo delegado adjunto Willian Telles, por crimes de tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo, além de posse de arma de calibre restrito, com agravante por pertencer a um policial e receptação de veículo roubado. Jéssica Bonfim Santos, 23 anos, permanece detida na carceragem do Complexo Policial de Itamaraju à disposição da justiça. 
jessicad3
A arma localizada na casa da acusada teria sido furtada do interior da residência do policial por um menor de idade, esse que teria trocado a pistola por drogas na “boca”, que segundo a polícia era comandada por Jéssica. Teixeira News

Mensagem do Presidente do Sindguardas-Ba Pedro de Oliveira

O trabalho é a busca do alento, do conforto, da sobrevivência. Vencer obstáculos, buscar o pão, trabalhar com alegria na divina tarefa diária. Conforta e alegra e possibilita a conquista de seu espaço.  Abre portas e realiza. Trabalhar não é sacrifício, não é tortura. Pode ser algo prazeroso. Permite toda uma estrutura profissional, te fazendo brilhar. Ser um vencedor competente e alegre.  Feliz Dia do Trabalho!

Caminhão carregado de couro tomba na ladeira do Colina Verde, em Teixeira de Freitas

Caminhão carregado de couro tomba na ladeira do Colina Verde, em Teixeira de Freitas
O acidente automobilístico do tipo capotamento aconteceu na tarde desta terça-feira (29), por volta das 16h, quando Eduardo José dirigia uma caçamba 24250, placa HFD-9803, carregada de couro, perdeu o controle da direção e o veículo tombou na conhecida ladeira da Avenida Luxemburgo com a Rua Paris, no bairro Jardim Europa, via asfaltada que dá acesso ao bairro Colina Verde, na região oeste de Teixeira de Freitas. Segundo o motorista, a caçamba por ser muito alta pendeu para um lado e o veículo acabou virando. Ele tinha carregado o couro no Matadouro Frisa e seguia para Governador Valadares-MG. O motorista não sofreu ferimentos e o caminhão pertence ao grupo empresarial Mafrisa. Teixeira News 

Dados do IBGE mostram que desastres deixaram 2 milhões de pessoas desabrigadas ou desalojadas entre 2008 e 2012.

Dados da Pesquisa de Informações Básicas Municipais, divulgada pelo IBGE nesta quarta-feira (30), mostram que alagamentos deixaram 2,1 milhão de pessoas desabrigadas ou desalojadas entre 2008 e 2012. No período, 2.065 municípios foram atingidos por enchentes ou enxurradas. Já os deslizamentos, outra ocorrência investigada pela pesquisa, acometeram 895 municípios e ocasionaram 103 mortes.   Estados do Sudeste e do Sul do país foram os que tiveram mais municípios atingidos por desastres. Entre as cidades com mais de 500 mil habitantes, 97,4% registraram alagamentos. A resposta aos desastres, entretanto, ainda se mostra tímida: quase metade dos 5.570 municípios brasileiros não possuem instrumentos de prevenção e gerenciamento de riscos. UOL

Presidente Dilma Rousseff e Governador Jaques Wagner entregam 228 máquinas a 190 prefeituras baianas

Na manhã da última terça-feira (29), a presidente Dilma Rousseff está em Feira de Santana para entregar 228 máquinas a 190 prefeituras baianas. Os equipamentos vão ajudar na recuperação de estradas que ligam o campo às cidades, beneficiando 203 mil agricultores. Dentre as máquinas, estão 41 motoniveladoras, 76 caminhões-caçamba e 111 pás- carregadeiras. O investimento total é de R$ 67,9 milhões.  O governador Jaques Wagner e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, também participam da cerimônia de entrega. Fotos: Carol Garcia/GOVBA

Guarda Municipal de Miguel Calmon prende em flagrante ladrão de residência

Guarda Municipal de Miguel Calmon, detiveram um indivíduo que tentava furtar uma residência no povoado de Itapura. O mesmo foi conduzido a delegacia da cidade para as demais providências legais. Fonte: Febaguam