segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Desespero após prisão: Mãe promete “quebrar” as pernas do filho para ele não entrar no tráfico

Adriano foi preso no bairro Bela Vista
Autuado por tráfico de drogas, Adriano Novaes, de 18 anos, foi preso nesta segunda-feira (1), no bairro Bela Vista, na Serra. No momento da prisão, a mãe do jovem não aguentou a emoção.

O suspeito nega que tenha envolvimento com o crime, mas a polícia diz ter encontrado 12 papelotes de cocaína, no quintal da casa de Adriano. Os parentes do jovem dizem que a droga foi jogada, no local, por um adolescente, que mora na região. “Jogaram a droga dentro do quintal, a polícia entrou e achou que era dele”, afirmou Wesley Novaes.


O desespero da mãe é tanto, que ela chegou a fazer uma promessa. “Se meu filho sair de lá para entrar no tráfico de drogas eu quebro as duas pernas dele. Eu deixo meu filho deficiente para não ver ele nas mãos da polícia e de bandidos. Eu faço tudo para não ver meu filho traficando”, disse. Folhavitoria.

Segundo a ONU, violência deixou mais de 1,4 mil mortos em agosto no Iraque

Pelo menos 1.420 pessoas foram mortas e 1.370 feridas em combates e outros conflitos violentos em agosto no Iraque, anunciou hoje (1º) a missão da ONU em Bagdá (Unami).
Em comunicado, a missão salienta que os números não incluem a província de Al Anbar (Oeste) e que o balanço total de vítimas pode ser “significativamente superior”, dadas as dificuldades de verificação dos números em zonas de combate ou sob controle dos jihadistas do Estado Islâmico (EI).
A maioria das vítimas, 1.265 mortos e 1.198 feridos, são civis. Entre as forças de segurança, a organização registou 155 mortos e 172 feridos.
Na província de Ninive, ao Norte, tomada pelos jihadistas em junho, morreram 625 pessoas em agosto. Também em agosto, a ONU estima que 600 mil pessoas tenham fugido das suas casas.
A Unami indicou ter recebido informações da morte de civis por falta de água, alimentos e medicamentos, mas não conseguiu confirmar esses dados.

Combatentes do Estado Islâmico tomaram vastas zonas de cinco províncias iraquianas em junho e, no início de agosto, lançaram uma ofensiva no Norte do país, fazendo recuar as forças curdas e forçando milhares de pessoas a fugir.
Com o apoio de bombardeios dos Estados Unidos contra posições dos jihadistas, as forças curdas conseguiram recuperar algumas das zonas no Norte.

Garota de programa suspeita de assassinar caminhoneiro é presa Poções

Na noite deste domingo (31) foi presa a jovem assassina confessa Daniela de Oliveira Cordeiro, 22 anos, que matou o motorista de uma carreta baú, no último sábado (30), no bairro Pituba, em Poções. De acordo Daniela, por volta das 4h da manhã, ela passava em frente à carreta quando o motorista convidou a mesma para um programa.

A mesma foi sob a condição do pagamento de 30 reais e praticou sexo com o motorista, que, segundo ela, após o ato sexual dentro da carreta tentou mata-la. Ela revelou que o caminhoneiro estava drogado e muito agressivo. Deniela disse que trabalha como prostituta, mas que nunca havia passado por uma situação deste tipo. O caso segue sendo investigado pela Policia Civil. 

O corpo do motorista Humdemberg Guedes Tavares foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Vitória da Conquista. O motorista é do Estado de São Paulo, onde residia com sua família. A carreta se encontra no pátio do Complexo Policial de Poções.

Bandidos realizam roubo sutil contra o Banco do Bradesco em Teixeira de Freitas

Bandidos realizam roubo sutil contra o Banco do Bradesco em Teixeira de Freitas
Dois homens armados e bem vestidos renderam os dois seguranças da Agência 1652 do Bradesco, situada na Avenida Marechal Castelo Branco, no centro comercial de Teixeira de Freitas, por volta das 10h30 desta segunda-feira (01/09) e promoveram um roubo sem despertar a atenção de ninguém. Eles adentraram à agência pela porta giratória e foram direto para a tesouraria do banco, onde tinham acabado de chegar dois malotes de dinheiro vindo do Banco do Brasil, cada um contendo o equivalente a cerca 150 mil, embora a agência não tenha divulgado o valor total, e depois saíram do ambiente carregando os volumes e levando as armas dos vigilantes. 
Polícia divulga imagem de um dos assaltantes do Bradesco de Teixeira de Freitas
Imagem de um dos assaltantes
A ação foi tão rápida e sutil que não levantou suspeita em nenhum dos funcionários e clientes da agência e o trabalho do Bradesco fluiu normalmente. No momento do roubo, já tinham 30 minutos que a agência havia sido aberta para atendimento ao público. Ninguém se feriu, nenhum tiro foi disparado e nenhuma transação financeira foi prejudicada com ação dos bandidos. Após o roubo os dois homens trajando gravata, saíram normalmente pela agência e embarcaram em um veículo que estava estacionado pelo lado de fora do Banco. A Polícia Civil apura se no momento do roubo, algum familiar dos gerentes estava em poder dos assaltantes.  Teixeira News 

Mulher é presa com farta munição e dinheiro em Teixeira de Freitas

Mulher flagrada com farta munição vai aguardar julgamento presa no Conjunto Penal
Policiais da Companhia Independente de Policiamento Especializado da Mata Atlântica (CIPE/MA), prenderam nesse último final de semana, na rua Paraguai, bairro Tancredo Neves, na região oeste de Teixeira de Freitas, Fernanda Ferreira Neves, de 28 anos. Na casa onde a mulher morava em companhia de Fábio de Jesus Torres, de 34 anos, que conseguiu fugir, os policiais apreenderam um revólver calibre 38, municiado com cinco cartuchos intactos e uma caixa com 50 munições novas de calibre .40, que é de uso restrito das forças de segurança. Na casa também foram apreendidos celulares, uma moto e R$ 2.090,00 em espécie e notas fracionadas. 
alad
Logo após a detenção os policiais conduziram Fernanda, juntamente com a arma e as munições à Delegacia da Polícia Civil de Teixeira de Freitas (DEPOL), onde a mesma acabou indiciada pela delegada Maria Luíza, de plantão na unidade, pelos crimes de posse ilegal de arma de fogo e posse ilegal de munições de calibre de uso restrito, o que tornou o crime inafiançável e por isso a mesma vai aguardar o julgamento presa na ala feminina do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas. Teixeira News 

Baiano que nasceu com a cabeça virada para trás dá palestras motivacionais

Claudio nasceu com artrogripose congênita e foi desacreditado pelos médicos
A anormalidade está nos olhos dos outros. Isso é uma convicção para Claudio Vieira de Oliveira, de 37 anos, que tem vasta experiência no assunto. O baiano de Monte Santo nasceu com uma anomalia física que quase arruinou sua vida, mas garante nunca ter sofrido preconceito ou discriminação. Um problema nas juntas, chamado artrogripose congênita, deixou seus braços e pernas deformados e sua cabeça virada para trás desde o nascimento, em 1976. Hoje, sua história de vida é a base para dar palestras motivacionais - em outubro, ele irá para os Estados Unidos contá-la em três cidades.
Seu primeiro desafio foi nascer. A cidade no interior do Bahia não tinha hospital e sua mãe não havia feito ultrassonografias durante a gravidez.
— Antes de eu nascer, ninguém sabia que eu ia ficar assim dessa forma. Eu nasci de parto normal, não foi num hospital, porque aqui não tinha. Foi com um médico, só que dentro de casa. Foi muito difícil — conta Claudio.
O baiano pode precisar de ajuda para se locomover
Sua anomalia impressionou os moradores de Monte Santo. Os médicos chegaram a aconselhar sua mãe, Maria José, a deixar de alimentá-lo para que morresse. Ela, contudo, conseguiu dar cabo de criar os seis filhos, sempre tratando Claudio da mesma forma que os demais.
— Eu já ouvi relatos de outras pessoas com necessidades especiais que viviam ou vivem diferentes das demais. Vivem num mundo fechado. A pessoa sente a discriminação, o preconceito. Eu fui diferente. Desde cedo fui motivado por muitas pessoas da minha família, principalmente minha mãe — lembra ele, que perdeu o pai com 1 ano de idade.
Educação
Claudio foi alfabetizado em casa, com uma professora particular. Maria José temia que ele não conseguisse se adaptar ao ambiente escolar. A iniciativa de começar a escrever pegando o lápis com a boca foi dele.
Claudio dá um autógrafo após uma palestra motivacional
— Foi espontâneo, veio de mim. Eu deitei no chão com uma almofada, pus o lápis na boca e comecei a rabiscar sozinho. Hoje, consigo escrever normalmente. Com a boca — explica Claudio.
Ele chegou a estudar alguns anos em uma escola particular, pois sua mãe considerava a infraestrutura mais adequada, mas, diante das dificuldades financeiras, ele teve que largar a educação por um ano. Voltou a uma escola pública na 3ª série e ficou lá até concluir o ensino médio. Claudio ainda fez um curso técnico antes de mudar para Feira de Santana, onde cursou Contabilidade.
— Nessa época eu tive a ajuda de muitas pessoas. Consegui uma bolsa integral (da faculdade), consegui ajuda para o aluguel. Um vizinho foi me acompanhar e minha mãe me visitava a cada 15 dias para limpar a casa e preparar comida. Foi um esforço muito grande, mas tudo isso valeu a pena. Se fosse para fazer de novo, eu faria.
Acessibilidade
Claudio tenta tornar sua rotina o mais normal possível, mas costuma esbarrar nas dificuldades de acessibilidade. O baiano se deslocar para curtas distâncias de joelhos ou com um sapato especial, que vai da extremidade do joelho à ponta do pé. Para ir mais longe, ele precisa ser carregado por alguém.
— Eu já me acostumei. Às vezes, a gente imagina: ‘Será que estou incomodando?’. Mas nunca vi ninguém reclamar. Apesar disso, os anos vão passando e eu vou adquirindo peso. Com o passar do tempo, as pessoas não vão ter condições de me locomover. Infelizmente, eu não tenho transporte — lamenta.
Claudio com seu ídolo, Zico
Apesar das dificuldades, Claudio passa a entrevista inteira sem se referir a si mesmo como “deficiente”.
— Para ser sincero, eu nem percebo quem eu sou. Eu nunca percebi se eu sou uma pessoa portadora de necessidades especiais, deficiente, sei lá. Muita gente me pergunta qual o segredo para isso. Bom, para mim, o segredo é o próprio meio. Se o meio lhe olhar assim (como deficiente), é assim que você se vê. Eu tenho muita popularidade aqui na minha cidade, me comunico bem, nunca fico sozinho. Talvez o segredo seja esse, a compreensão de cada um — explica.
A vida de Claudio fez sucesso na imprensa internacional nesta segunda-feira. Portais como Daily Mirror, Daily Mail e Metro publicaram sua história de superação.

‘Não sou ladra’, diz suspeita de sequestrar bebê em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio

Leandra negou que tenha sequestrado o bebê em Campo Grande
A suspeita de ter sequestrado o menino Kayzon, de apenas 17 dias, no último dia 19, em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, negou que tenha sequestrado a criança. Leandra Aleluia Leal Rodrigues, de 36 anos, afirmou que foi Carolaine de Augusto Souza, de 17 anos, mãe do bebê, que o entregou por vontade própria. A suspeita ainda inocentou sua filha, que foi apreendida na quinta-feira da semana passada, do crime. Para a polícia, a adolescente também colaborou no rapto do bebê.
- Não sou ladra. Não sou ladra - disse Leandra, presa nesta segunda-feira depois de se entregar à delegacia sob orientação de dois advogados.
Revoltado com a declaração, Rafael dos Reis, pai de Kayzon, de 20 anos, afirmou que confia na mulher.
- Ela tá falando que minha mulher ia abandonar nosso filho. Isso é mentira. Faço de um tudo para dar boa condição para eles. Acredito na minha mulher do começo ao fim. Não estamos cinco anos juntos à toa - disse Rafael.
Depois da afirmação de Leandra, o delegado Hilton Pinho Alonso, titular da 35ª DP (Campo Grande), informou que vai voltar a ouvir parentes do bebê para tirar algumas dúvidas.
Pais comemoram prisão
Os pais de Kayzon comemoraram a prisão da suspeita do crime nesta segunda-feira. Para Carolaine, a “justiça foi feita”. A adolescente contou ainda que está se sentindo aliviada com a prisão de Leandra.
- Quero que ela pague agora por tudo que fez. Ela tem que ficar presa. Eu pedi justiça e a justiça foi feita - afirmou Carolaine.
Carolaine com o bebê no dia em que ele foi encontrado 27.08.2014

Já Rafael disse que não perdoaria Leandra de jeito nenhum.
- Não vou desejar nenhum mal para ela, mas não perdoaria. O que essa mulher fez foi errado. Filho é fruto de muito amor - contou Rafael.
Apesar da prisão da suspeita, o casal ainda tem medo de sair de casa com a criança. Eles estão com receio de sofrer retaliações pela exposição do caso, além de não saberem quem foram os verdadeiros culpados pelo sumiço do bebê.
Investigação
A Polícia Civil suspeita que Leandra tenha raptado Kayzon porque ela teria inventado para o atual marido que estava grávida. A hipótese surgiu depois que parentes de Leandra contaram que ela já havia ligado as trompas. Outros afirmaram que ela sofreu um aborto. Assim, o bebê serviria para ficar no lugar da criança inventada. Em seu perfil no Facebook, a suspeita aparece com a mão na barriga, ao lado de um berço. Há ainda outras imagens ligadas ao universo de bebês em sua conta na rede social.
Rafael diz que não vai perdoar mulher que teria sequestrado seu filho 27/08/2014
O crime ocorreu quando Leandra se apresentou como agente de modelos infantis para Carolaine durante uma roda de samba. Ela teria prometido entre R$ 150 e R$ 300 para que Carolaine deixasse o filho participar de uma sessão artística. A partir daí, a suspeita passou a ligar constantemente para a jovem, que acabou aceitando a proposta. No dia do encontro, no dia 19, Carolaine disse ter passado mal e entregou o bebê à suspeita, que fugiu do local de ônibus. Uma câmera de segurança filmou a fuga. A filha de Leandra, que também teria participado do crime, foi apreendida na quinta-feira da semana passada. A adolescente negou participação no crime.
O bebê foi recuperado na quarta-feira da semana passada 27/08/2014

Bebê encontrado


O recém-nascido foi encontrado na noite da última quarta-feira, em Santa Cruz, por policiais do 27º BPM (Santa Cruz). De acordo com o pai, Rafael dos Reis, de 20 anos, a criança não apresentava marcas de maus-tratos. O bebê foi encontrado numa casa no Largo do Aarão, na casa da sobrinha de Leandra, que havia sido identificada pela Polícia Civil através das imagens registradas pela câmera de um estabelecimento comercial. Extra.

Duas viaturas da Polícia Militar do Ceará bateram durante uma perseguição

Equipes perseguiam carro com quatro suspeitos. Carro virou e parou na calçada. Dois carros da Polícia Militar do Ceará bateram durante uma perseguição na madrugada deste sábado (30), no Bairro Carlito Pamplona, em Fortaleza.
Um carro bateu no outro, que foi jogado na calçada. As equipes que continuaram a perseguição conseguiram deter os suspeitos. Por volta das 4 horas, uma equipe do Policiamento Ostensivo Geral (POG) e outra do Ronda do Quarteirão seguiam um carro na Avenida Pasteur e, depois de uma troca de tiros, os suspeitos furaram o cerco. 
A autarquia de trânsito teve de bloquear a via durante a retirada dos carros. Outras equipes policiais continuaram a perseguição e pararam o veículo no Bairro Moura Brasil. Dos quatro ocupantes do carro perseguido, dois foram encaminhados para o 30º DP, um morreu e um ficou ferido em troca de tiros com a polícia.

Prefeita de Ubatã Siméia Queiroz é escolhida entre as 100 melhores Prefeitos do Brasil

Prefeita Siméia Queiroz participara de cerimônia para receber prêmio
A prefeita de Ubatã, Siméia Queiroz (PSB), recebe, no próximo dia 12 de setembro, o Troféu os “Cem Melhores Prefeitos do Brasil”. A comenda é destinada aos 100 melhores gestores públicos municipais por meio de pesquisa da União Brasileira de Divulgação (UBD). A avaliação do prêmio é feita junto aos Ministérios, sites Governamentais, Lei de Responsabilidade Fiscal e criteriosa análise da UBD.

O Título tem por finalidade divulgar os melhores gestores do país nas esferas de Educação, Serviços Sociais, Infraestrutura e Saúde. O título é concedido todos os anos aos 100 melhores prefeitos do Brasil como forma de reconhecimento pelo excelente trabalho administrativo que o gestor desenvolve, cujos critérios como transparência, responsabilidade fiscal e comprometimento com a sociedade.


Pela primeira vez um gestor público ubatense receberá a comenda dos “Cem Melhores Prefeitos do Brasil. “É uma grande satisfação receber o prêmio, mas também um sentimento de dever cumprido”. Ubatã já tem uma nova cara, a cara do respeito, do trabalho, da transparência e do compromisso com as pessoas, com a cidade e com as instituições”, disse a prefeita Siméia Queiroz, que confirmou presença no evento que acontece em Recife. Ascom PMU

Socorrista do Samu 192 morre em acidente nas proximidades do Hospital de Base, em Conquista

Moisés Nery de Oliveira morreu por volta das 4h desta segunda-feira, 01, após sofrer um acidente automobilístico. De acordo com a polícia, ele trafegava numa motocicleta, nas proximidades do Hospital de Base, quando ocorreu o acidente. Ele morreu no local.


Moisés era servidor público municipal tinha 36 anos e trabalhou durante 5 anos no Serviço de Atendimento Movel de Urgência da cidade. Os horários e os locais do velório e do sepultamento ainda não foram divulgados pela família. Nas redes sociais o clima é de grande tristeza e consternação entre os amigos da vítima.

Motociclista morre após colidir moto em arvore

Motociclista morre após colidir moto em arvore
Um jovem de 24 anos morreu em um acidente de moto na manhã deste domingo (31) na zona rural de Serrinha. Segundo a Polícia Militar (PM), Jeferson Santos seguia por uma estrada vicinal na região do povoado Campo Limpo quando perdeu o controle após uma curva e bateu em uma árvore.
O corpo da vítima foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Feira de Santana. O veículo foi recolhido para o pátio da Delegacia Territorial (DT) de Serrinha. Informações do portal Clériston Silva

Presa acusada de abandonar bebê de dois meses em São Cristóvão, Cabo Frio

Giseli da Silva Santos, 33 anos, acusada de abandonar o filho, um bebê de dois meses, foi presa no início da tarde deste domingo (31), por volta das 13h. Policiais Militares foram até a casa dos pais de Giseli, que moram na Rua Wilson Medeiros 12, no bairro Porto do Carro, em São Pedro da Aldeia. Ela foi escoltada, para evitar agressões, já que a rua ficou repleta de pessoas que a hostilizaram. De acordo com relato de vizinhos, a acusada desceu do ônibus e foi correndo para a casa dos pais. Ao identificar a presença da mesma, a vizinhança chamou a polícia.

Ela é acusada de ter abandonado o bebê Gabriel, na Rua Visconde do Rio Branco, em São Cristóvão, Cabo Frio, no domingo (24) passado. Desde então, a criança está no Hospital da Mulher, onde recebe atendimento médico. Aos pais, Giseli disse que iria morar com o pai do menino, um homem que ela dizia se chamar Edson, era policial e morava em Niterói. Ela tem outra filha, de três anos, que é criada pelos avós, Dora Lúcia da Silva, 60 anos, e José Carlos Santiago dos Santos, 63.

Na quinta-feira (28), a história ganhou forma, depois que vizinhos contaram à equipe do Portal RC24h, a identidade da mãe que tinha abandonado o bebê. Segundo eles, a criança foi identificada por causa da roupa que usava quando foi deixada na rua, a mesma que usava quando saiu da casa dos avós, no colo da mãe. A polícia e o Conselho Tutelar foram acionados e deram a notícia para a avó da criança.

Dora Lúcia custou acreditar na história contada pelos policiais. Para ela, o neto estava morto. Pelo menos foi essa a história que Giseli inventou para os pais, via SMS. Ela disse que o menino tinha tido um infarto fulminante e teria morrido na quinta-feira passada. E, inclusive, ela já teria enterrado o filho em um cemitério em Niterói.


A mãe de Giseli foi no hospital e reconheceu o neto. Ela vai poder visitar a criança nesta semana, mas ainda terá que fazer exame de DNA, para confirmar o parentesco. Giseli foi levada para a 126 DP (Cabo Frio), onde prestou depoimento e permaneceu presa.

Dupla é detida com pedra de crack na cidade de Porto Seguro

Paulo Henrique de Jesus, 19 anos e um adolescente de 17 foram flagrados portando uma grande pedra de crack, por volta das 17h de sábado (30), na Rua Salvador, no bairro Campinho, em Porto Seguro. O local é conhecido como ponto de tráfico na cidade.

Os dois indivíduos foram avistados pela Polícia Militar durante ronda de rotina. Na abordagem, os policias encontraram com os acusados, além do crack, material para embalar a droga e R$ 540,00, que para a PM podem ser provenientes do tráfico.


Paulo Henrique, que reside no bairro Areão e o adolescente foram apresentados, juntamente com o material apreendido, na 1ª Delegacia de Porto Seguro. Radar64.

Homem que participava de festa em bar é morto com 28 tiros


Um homem foi morto com quase 30 tiros, por volta das 3h da madrugada deste domingo (31), em um bar no bairro Campo Verde, na cidade de Santa Cruz Cabrália.
De acordo com testemunhas, 10 bandidos vestidos de preto se aproximaram do local onde acontecia uma festa e dispararam contra a vítima, que morreu na hora.

O corpo, ainda sem identificação, foi removido para o Instituto Médico Legal de Porto Seguro. No braço esquerdo do homem há uma tatuagem com o nome 'Merico'. Os policiais suspeitam que esse fosse o apelido da vítima, que tinha em torno de 25 anos.

Os investigadores também tentam confirmar a informação de que se tratava de um ex-detento do conjunto penal de Eunápolis, que teria sido solto há uma semana para cumprir a pena por tráfico em liberdade.


Algumas pessoas ouvidas na região do assassinato disseram que a vítima morava em Santa Cruz Cabrália e que teria parentes em Eunápolis. Quem tiver alguma informação que possa ajudar na identificação deve entrar em contato com o Instituto Médico Legal de Porto Seguro pelo telefone 73-3268-4595. Radar64

Acidente próximo a Itagi deixa dois feridos; um em estado grave

O acidente aconteceu a 2k de Itagi (Foto: Giro em Ipiaú)
Um acidente ocorrido por volta das 07h da manhã desta segunda-feira(1º) deixou duas pessoas gravemente feridas. A colisão entre um Monza e uma F4000 aconteceu à cerca de 2km da cidade, na BA-130. O estado de saúde do condutor do Monza é o mais grave. O motorista da F4000, morador de Itagí, também ficou ferido. Até as 07h30 as vítimas estavam aguardando o atendimento do Samu. Daqui a pouco mais informações. Giro em Ipiaú

Veículo da UESC sofre acidente na BR -101, em Camacã

Um veículo oficial da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), sofreu um capotamento no entroncamento do Município de Santa Luzia, já no Município de Camacã na tarde deste sábado por volta das 17:30, quando estava vindo do Município de Teixeira de Freitas com destino a Ilhéus. Quatro ocupantes estavam abordo do veículo, quando o acidente aconteceu. Segundo informações das autoridades policiais, caia uma chuva fina, quando o veículo perdeu a direção e capotou.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) deu socorro às vítimas, encaminhando-as para a Fundação Hospitalar de Camacã com ferimentos leves. O veículo estava sendo conduzido por Luiz de Lima. O veículo ficou parcialmente destruído e foi encaminhado para o pátio da delegacia pública de Camacã. Fonte: otempojornalismo

Ex-campeão de boxe é morto pela Guarda Municipal em São Paulo

Edson Rapadura, ex-bicampeão brasileiro de boxe, estava trabalhando como vendedor ambulante quando foi abordado por Guardas Municipais que faziam a fiscalização. Edson entrou em luta corporal com um dos Guardas conseguindo pegar o revólver do Guarda e disparar atingindo dois GCMs. Segundo os GCMs, quando Edson foi alvejado e morto. A morte do boxeador provocou uma grande revolta de familiares e vizinhos, que ameaçaram enfrentar Guardas Municipais.

Decisão federal autoriza uso de armas pela GM de Rio Preto, SP

Medida deve demorar pelo menos dois anos para ser aplicada, se aprovada (Foto: Reprodução / TV Tem)
O prefeito de São José do Rio Preto (SP), Valdomiro Lopes, vetou na quarta-feira (27) a lei criada e aprovada pela Câmara dos Vereadores que autorizava o uso de armas de fogo pela Guarda Municipal. No entanto, uma decisão federal autorizou o uso de armas pela GM.
O assunto gera polêmica desde a criação do projeto. A Câmara discutiu na 1ª votação em outubro do ano passado e em agosto desse ano ele foi aprovado. Integrantes da corporação entraram na Justiça e conseguiram uma liminar que os autoriza a portar revólveres.
Segundo assessoria de imprensa da prefeitura, baseado na Lei 1322/2014, a GCM de Rio Preto será armada. O processo começa com o treinamento dos agentes.

Polícia Militar apreende armas no bairro Nova Itabuna

Policiais Militares conseguiram prender na manhã deste sábado (30), Valdenor Costa de Menezes (já cumpriu pena no presídio de Ilhéus) e Frank Novaes da Silva.


Ambos estavam de posse de uma arma calibre 12', uma metralhadora e um revólver calibre 38', além de 90g de Maconha. 
As armas estavam todas municiadas, mas a dupla foi surpreendida pela Guarnição do Oficial de Operações, que conseguiu detê-los e encaminhá-los para a delegacia. 

Motorista que matou quatro pessoas após beber é condenado a 92 anos de prisão

O motorista Luciano Rosa Macedo, 36 anos, foi condenado na última terça-feira (26) a 92 anos de prisão pela morte de quatro pessoas e por lesões corporais em outras duas. O júri popular decidiu classificar o crime como homicídio doloso – quando há a intenção de matar – já que, segundo a polícia, ele dirigia embriagado. Para o Ministério Público, não há precedentes para o tamanhão rigor de uma sentença em casos do tipo. Geralmente, penas tão altas são dispensadas a pessoas envolvidas em chacinas. De acordo com a Folha de S. Paulo, os advogados acreditam que a Justiça passa por uma tendência de endurecer a punição para quem comete crimes no trânsito sob efeito de álcool ou em acima da velocidade permitida na via. O caso aconteceu em maio de 2012, quando Macedo dirigia em uma estrada de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. Ele tentou fazer uma ultrapassagem em local proibido e bateu de frente em um Corsa. A mulher dele e três sobrinhos morreram e ocupantes do outro veículo ficaram gravemente feridos. Bahia Notícias

Homem é assassinado na Praça da Matriz em plena Missa Dominical

Cristiano Oliveira Souza, 38, foi vítima de quatro tiros na noite deste domingo, em plena Praça da Matriz, em frente a um bar, situado na Rua da Misericórdia. Segundo informações, a vitima se encontrava próximo da praça, quando um homem desconhecido, se aproximou e efetuou os tiros acertando a cabeça, peito e os braços da vitima.
Ainda de acordo com as informações, Cristiano não resistiu e morreu no local, enquanto o criminoso fugiu a pé em direção a Conselheiro Franco, entrando em seguida no Beco do Mocó. Policiais da 64ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), ainda fizeram buscas pela localidade do Centro da Cidade, mas não conseguiram localizar, o assassino que estava vestido com uma camisa de time com a numeração 10.
Missa Dominical
O que chamou atenção das autoridades policiais foi o fato do homicídio acontecer praticamente na frente da Igreja da Matriz no momento em que o padre celebrava a Missa Dominical Noturna.
Policiais plantonistas do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), juntamente com peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT), sob o comando da delegada Ana Claudia compareceram ao local do crime, onde realizaram o levantamento cadavérico e iniciaram as primeiras investigações.

Polícia Civil investiga assassinato de motorista, que apareceu morto dentro de carreta em Poções

Peritos do Departamento de Policia Técnica (DPT) estiveram, na manhã deste sábado (30), apurando o homicídio em que foi vítima o motorista Humdemberg Guedes Tavares, de 43 anos. O crime aconteceu na Avenida Juscelino Kubistchek, em frente dois postos de combustíveis, localizados na BR-116 em Poções.

Segundo a Polícia Civil o motorista teria sido atingido por uma facada e uma pancada na cabeça. Ele foi encontrado morto em carreta Baú Volvo, cor vermelha, placa BWH 7474 de Itaquaquecetuba – SP, pertencente uma empresa de São Paulo. O veículo estava atrapalhando o trânsito na avenida nesta manhã, quando populares foram até o veículo para pedir que o mesmo fosse retirado do local. Os populares perceberam que o motorista não respondia e acionou a Policia Militar que chegando ao local se deparou com o motorista morto.
O serviço de resgate da Via Bahia ainda foi acionado e constatou que o motorista estava sem sinais vitais. Com a chegada do Departamento de Policia Técnica (DPT), constatou que se tratava de mais um homicídio na cidade. O DPT realizou o trabalho pericial e encontrou uma faca usada no crime além de vários documentos pessoais. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Vitória da Conquista. O motorista Humdemberg Guedes Tavares é do Estado de São Paulo. Ainda não se tem informações sobre que praticou o crime, mas a Policia investiga o caso.

Corpo tinha sinais de agressão


Um motorista, com identidade ainda não revelada, foi encontrado morto com sinais de agressão, na manhã deste sábado (30), dentro da cabine de uma carreta estacionada na Avenida Juscelino Kubitschek, em frente dois postos de combustíveis, localizados na BR-116 em Poções. O veículo estava atrapalhando o trânsito na avenida nesta manhã, quando populares foram até o veículo para pedir que o mesmo fosse retirado do local. Os populares perceberam que o motorista não respondia e acionou a Policia Militar que chegando ao local se deparou com o motorista morto. O serviço de resgate da Via Bahia ainda foi acionado e constatou que o motorista estava sem sinais vitais. 
De acordo informações, dentro do veículo havia muito sangue e uma faca. 
Os policias ainda perceberam uma marca de pancada na cabeça do motorista. Até o fechamento desta matéria o corpo ainda se encontra no local aguardando a chegada do Departamento de Policia Técnica (DPT). 
Blogdomarcelo

Colega de trabalho mata outro por causa de celular

A Polícia Civil registrou um homicídio na tarde deste sábado (30) em um bar, localizado na esquina da Rua Barão de Cotegipe com a Avenida Presidente Dutra, no centro de Feira de Santana.
A vítima foi identificada como Marivaldo da Silva e Silva, 29, que estava ingerindo bebida alcoólica no estabelecimento, quando foi surpreendido por acusados que deflagram os tiros sem oferecer resistência a Marivaldo, que segundo informações, trabalha em loja de acessórios próximo ao local do crime.
Segundo informações de testemunhas, o acusado é um colega de trabalho da vitima, onde brigaram por causa de um telefone celular. Após a briga, o acusado foi emcasa pegou a arma, voltou para o trabalho e deflagrou os tiros quando Marivaldo estava sentado em um bar vizinho do local onde trabalhavam.

Peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) são aguardados no local para proceder ao levantamento cadavérico. Fonte: Policiaeviola

Homem morre e outro fica ferido durante acidente entre Cinquentinha e Land Rover na Maria Quitéria em Feira de Santana

Um acidente na Avenida Maria Quitéria, em Feira de Santana, próximo a antiga sede da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), deixou uma vítima fatal e outro ferido, após uma caminhonete colidir em uma motoneta 50 cc.
Segundo informações, o veículo Land Rover, placa JPU-8124/Esplanada-BA, colidiu na motoneta, onde estavam condutores e carona. Com o impacto, a carenagem da motoneta parou embaixo do automóvel.

José Elísio Gomes, 44, residente no bairro Brasília, faleceu em decorrência do acidente e a outra vítima, Claudio Luiz do Nascimento, 38, residente no conjunto Feira X, foi socorrida para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em estado grave. A motoneta trafegava sentido Avenida Presidente Dutra, quando contornou o último retorno sem parar. A caminhonete, que trafegava sentido Avenida Presidente Dutra/Maria Quitéria e colidiu no fundo da motoneta, arrastando-a por 100 m.


Há a suspeita de que a motoneta trafegava na contramão, porém ainda não foi confirmada pela Polícia. Peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizam o levantamento cadavérico da vítima fatal. Os dois trabalhavam no setor de Carga e Descarga do Terminal Rodoviário de Feira de Santana.

Prefeitura de Ribeirão Pires entrega novas viaturas à Guarda Civil Municipal.

Saulo Benevides entregou das viaturas
Os novos veículos, tipo SUV, com tração 4x4, foram adaptados e equipados para o uso da Guarda, com sistema de navegação de GPS, rádio de comunicação com as equipes da Guarda, giroflex, holofote interno para inspeções externas, parte de trás adaptada para o transporte de presos, entre outros itens. Foram investidos R$ 195 mil do Tesouro Municipal na aquisição.
No primeiro semestre deste ano, a Prefeitura de Ribeirão Pires entregou três novas viaturas para a GCM. Mensalmente, são investidos cerca de R$ 5,5 mil na locação dos veículos, que reforçam as ações da Secretaria de Segurança Pública e da Guarda Civil Municipal.
“Os novos veículos entregues à Guarda neste ano são importante avanço para que possamos realizar os projetos de redução dos índices de violência na cidade. Aguardamos a liberação de R$ 120 mil do Governo Federal, que somado à contrapartida municipal de R$ 60 mil, será utilizado para a compra de outras quatro viaturas”, explicou a secretária de Segurança Pública do município, Aurélia Coelho Ataíde.
De acordo com o prefeito da Estância, Saulo Benevides, que realizou a entrega das viaturas, esses investimentos indispensáveis tanto para a população quanto para as equipes da Guarda Municipal. “Estamos seguindo a risca o compromisso de garantir melhores condições de trabalho aos nossos GCMs, que diariamente lutam pela segurança dos moradores. Ampliamos a frota de veículos e estamos valorizando esses profissionais com o aumento de benefícios”, declarou o prefeito da Estância, Saulo Benevides.
“Nos próximos dias, vamos enviar para apreciação do Legislativo Municipal projeto de Lei que aumentará em mais 10% o adicional de periculosidade pago aos Guardas. Propomos esse aumento a partir de janeiro de 2015. Já aumentamos o benefício em 10% no último ano e chegaremos, com isso, aos 30% de adicional”, anunciou o Chefe do Executivo.
Em junho deste ano, o Município finalizou a entrega de novos uniformes aos GCMs. Todos os 140 membros da Corporação receberam um par de botas, dois pares de meias, duas camisas, duas camisetas brancas, duas calças, um boné, uma japona (blusa de frio) e um capote (casaco longo para o inverno).
Por meio da Secretaria de Segurança Pública da cidade, a Prefeitura investiu cerca de R$ 100 mil para a aquisição dos itens. “Estamos disponibilizando uniforme adequado para que estes profissionais possam trabalhar em condições adequadas, principalmente no inverno. Temos Guardas que trabalham em plantões noturnos, em temperaturas muito baixas”, explicou a secretária da pasta, Aurélia Coelho Ataíde.
Secretaria de Segurança de Ribeirão investe em projetos inovadores
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Segurança Pública, lançou em abril o projeto Turminha da Guarda, que conta com apoio da Secretaria de Educação, Inclusão e Tecnologia. Alunos da Escola Municipal Engenheiro Carlos Rohm foram os primeiros a participar da série de palestras que abordará temas diversos sobre segurança pessoal, familiar e da comunidade.
Inicialmente, o projeto atende crianças do 5º ao 7º ano, com idade entre 10 e 13 anos. Até o final deste ano, a previsão é que cerca de 1.200 alunos da rede municipal nesta faixa etária participem das palestras.
A Guarda Civil Municipal da Estância também está ampliando os canais de comunicação com os moradores. Desde março, a Secretaria de Segurança Pública da cidade implantou o serviço de emergência “Disque 153”. A GCM pode ser acionada por meio de ligações telefônicas diretas a este número para atender chamados para casos como vandalismo, pichações, danos ao patrimônio público, crimes contra o meio ambiente, entre outras infrações.
Canil da GCM Realiza Apresentação Pará Alunos da APAE
No final de 2013, a Secretaria de Segurança Pública de Ribeirão Pires ganhou importante reforço para proteger moradores e o patrimônio público. Em novembro, a Guarda Civil Municipal iniciou a formação do Canil da corporação. Foram doados à GCM da cidade dois cães, um filhote de pastor alemão, de quatro meses de idade, e um filhote de pastor belga de Malinois, de dois meses.

Os cães estão sendo adestrados e auxiliam membros da GCM dos trabalhos com apreensão de drogas e patrulhamento, além de serem parte dos projetos sociais e educacionais da Guarda de Ribeirão neste ano.

Policial militar morre após ser atingida por 17 tiros de metralhadora

A policial militar Izabelle Pereira morreu esta tarde após ser atingida por 17 tiros de uma metralhadora que estava destravada dentro de uma viatura em Maceió. A soldado de 25 anos estava de plantão e, segundo informações, os disparos teriam sido acidentes. A morte dela, no entanto, encontra-se envolta de mistério.

Izabelle ainda foi submetida a cirurgias e estava sendo preparada para ser transferida a UTI, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu antes disso acontecer. A Polícia Militar de Maceió informou que os colegas de trabalho dela relataram que a arma disparou acidentalmente durante uma curva brusca.
"Não se sabe o que realmente aconteceu, o IC [Instituto de Criminalística] já recolheu o veículo e a arma para que seja feita a perícia e descobrir porque a arma disparou mesmo estando travada", disse o major Jota Cláudio ao G1.

O major comentou, ainda, que o tipo de arma que matou a soldado mesmo destravada só dispara dois tiros, enquanto no caso da soldado disparou 30. "Os companheiros da soldado serão ouvidos e o caso deve ser investigado para saber se realmente foi acidental ou se a guarnição foi vítima de emboscada", disse o major. Fonte: miseria.com

Prefeito de Monte Mor, cria a Ronda Ostensiva Municipal, ROMU, e entrega as nova viaturas.

O prefeito de Monte Mor Thiago Assis (PMSB), acompanhado do seu vice Rogério Maluf, do secretário municipal de Segurança e Defesa Civil Adelício Paranhos e pelo comandante da Guarda Civil Municipal Luiz Carlos Lima, implantou nesse sábado (dia 23) a Ronda Ostensiva Municipal (ROMU).
De acordo com o secretário de Segurança, a implantação da ROMU segue orientações metropolitana de segurança e tem como objetivo oferecer uma pronta resposta à sociedade, de forma ostensiva, garantindo maior segurança para todos. “Além dessa nova nomenclatura, o prefeito Thiago garantiu mais uma viatura S-10, totalmente equipada, que será utilizada nas operações da ROMU. Sem dúvida um importante avanço neste importante trabalho de segurança pública desenvolvida pela nossa valorosa guarda”, destacou Paranhos.

Para o prefeito Thiago, implantar a ROMU e entregar novas viaturas é motivo de grande satisfação. Em seu discurso, ele destacou os investimentos municipais em segurança pública e o respeito e credibilidade que a Guarda Civil Municipal possui entre a população. “Quando assumimos a Prefeitura a Guarda contava apenas com uma viatura em funcionamento. De início determinamos a recuperação das demais viaturas e motos e compramos novas viaturas S-10. Com a credibilidade que nosso Governo possui, empresas do município doaram viaturas para a Guarda. Hoje temos a honra de ver quatro viaturas S-10 em operação. Uma da ROMU, uma da Guarda Rural e outras duas para patrulhamento. Hoje, mais do que nunca, a Guarda impõe respeito e é a grande referência de segurança pública da nossa cidade”, afirmou Thiago.