sexta-feira, 1 de maio de 2015

Rodoviários entram em greve na próxima terça-feira em 15 municípios baianos

Os rodoviários baianos dos setores de fretamento, intermunicipal, metropolitano e urbano das cidades metropolitanas realizam greve de 24 horas a partir de 00h01 da próxima terça-feira (5).
Os municípios atingidos com a greve são Camaçari, Entre Rios, Mata de São João, São Sebastião do Passé, São Francisco do Conde, Esplanada, Campo Formoso, Jacobina, Alagoinhas, Simões Filho, Candeias, Dias D'Ávila, Catu, Pojuca e Lauro de Freitas.

A decisão foi tomada em assembleia das entidades sindicais Sindrod/BA, Sindmetro, Sindinter e Sindfretur, realizada no último dia 23 de abril.

A categoria se diz insatisfeita com o endurecimento das tratativas junto ao Governo do Estado da Bahia relativas à falta de segurança, à falta de fiscalização dos transportes clandestino operados por cooperativas e associações sem concessões, à extinção de mais de 3 mil postos de trabalhos na licitação da integração do metrô de Salvador sem apresentar uma proposta que garanta a recomposição de todo o sistema de transporte da Região Metropolitana de Salvador e de todo o estado. (BN)

PSDB e DEM presenteiam os trabalhadores no 1º de maio com massacre no Paraná, dispara Valmir

paraná 2
Os protestos dos professores e servidores do Paraná, deram lugar a uma ação de guerra dos policiais militares do estado contra os manifestantes. Em greve, desde a segunda-feira (27), os educadores protestavam em frente à assembleia legislativa, no centro de Curitiba, contra um projeto de lei que altera a previdência estadual e que estava sendo votado a portas fechadas. O projeto joga nos ombros dos servidores o peso do financiamento da previdência. 
Em repúdio à ação da PM, que deixou ao menos 150 pessoas feridas, o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) disparou contra o atual governador estadual, Beto Richa (PSDB).
paraná 1
“A forma de governo do PSDB e do DEM, eternos aliados, que o Brasil está liberto desde 2002, mostrou hoje sua verdadeira face. As cenas vergonhosas de violência tomaram repercussão justamente às vésperas do 1º de maio, quando se comemora o Dia do Trabalhador, uma data de celebração das conquistas da classe e fortalecimento na luta social. PSDB e DEM presenteiam os trabalhadores com um massacre no Paraná”. De acordo com Valmir, a ação em Curitiba também “revela que, por trás do discurso mentiroso da ética e de ser a favor do Brasil, se esconde a mais autoritária e truculenta forma de governar com total desrespeito ao povo brasileiro. O governador do Paraná está tratando os professores do estado com uma brutal ação de violência”.

Centenas de professores do estado ficaram feridos, após a repressão da PM. 
Bombas, balas de borracha e até blindados foram utilizados para reprimir os servidores. O prédio da prefeitura chegou a se transformar em uma espécie de enfermaria. “O processo de negociação pode ter divergências, postura firme de ambos os lados, o que é inconcebível é o uso da máquina estatal para praticar a violência desenfreadamente, como aconteceu. Não queremos mais isso para o Brasil. Nossa total solidariedade aos professores do Paraná”.


Ainda segundo Assunção, o mais sensato agora é o governador Richa determinar a imediata suspensão do uso da força da PM e instalar uma comissão para diálogo com a classe trabalhadora, pois o PT vai cobrar resolução. “A bancada do partido propôs que a Câmara dos Deputados crie uma comissão externa para atuar em conjunto com a Comissão de Direitos Humanos e Minorias para investigar a violência ocorrida em Curitiba”. http://www.blogdothame

Casal é suspeito de deixar filho estuprar os irmãos pequenos

O casal preso em Piracanjuba, interior de Goiás, suspeito de permitir que o filho estuprasse os próprios irmãos — quatro meninos e uma menina de cinco anos, também são suspeitos de receber de R$ 14 a R$ 100 por programas feitos por vizinhos com as crianças. De acordo com a Polícia Civil, essa informação foi colhida durante a segunda fase de investigação do caso.


Os pais foram levados para a cadeia de Piracanjuba, enquanto os irmãos que cometiam os abusos foram para um abrigo em Goiânia. O menor infrator foi levado para um Centro de Internação.Ao todo, a polícia cumpriu cinco mandados de prisão e uma pessoa está foragida.

Passageiro morre a bordo e avião faz pouso em Vitória para retirada do corpo

Um homem passou mal e morreu a bordo de uma aeronave da Gol, na manhã desta quinta-feira (30). Segundo a Infraero, a aeronave  saiu de Salvador, na Bahia, com destino ao aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, e o passageiro apresentou complicações de saúde dentro do avião. O piloto precisou fazer um pouso de emergência em Vitória por volta das 7h.

Ainda segundo a Infraero, assim que o avião pousou, equipes de emergência com ambulância, e uma esquipe do Samu, já estavam aguardando o passageiro e começaram a atendê-lo ainda dentro da aeronave, mas ele acabou morrendo.

A Gol informou, por meio de nota, que a companhia prestou imediatamente toda a assistência ao cliente e solicitou a presença do Serviço de Atendimento Movél de Urgência (SAMU) logo após o pouso, mas, infelizmente, antes de ser levado a um hospital, foi constatado o falecimento deste passageiro. A companhia lamenta o ocorrido e se solidariza com os familiares do cliente.

Baiano é preso acusado de abusar de criança de dois anos em Vila Velha

Acusado de estuprar uma menina de 2 anos e 10 meses dentro de uma creche informal, no bairro Barramares, em Vila Velha, o pedreiro Gildo Rocha Machado, o Baianão do Forró, 32 anos, foi preso nesta quinta-feira (30). O crime aconteceu em março de 2013 e Gildo morava na residência usada para cuidar de crianças com a mulher, 40 anos, que gerenciava o espaço.

O casal veio da Bahia e chegou ao Espírito Santo em 2013, em busca de emprego, segundo o pedreiro. Desempregada, a mulher colocou uma placa em frente de casa, dizendo que cuidava de crianças. No dia 22 de abril, foi expedido um mandado de prisão contra o pedreiro.

Foi a própria mãe da criança que percebeu que a menina estava estranha. Ela foi à creche questionar a dona, mas a proprietária negou o fato. Em seguida, a família procurou a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA). Através de uma técnica chamada depoimento sem danos, em que a Polícia utiliza brinquedos para conversar com o menor, a criança relatou que não houve penetração, mas que o pedreiro esfregava o órgão sexual nela.

O pedreiro ficava em casa no horário de almoço e teria aproveitado para cometer o crime. Ele e a mulher foram ameaçados por vizinhos e fugiram do bairro. O acusado estava foragido. Ele já tinha sido preso no ano passado por ter agredido a mulher. Gildo negou que tenha praticado o crime e que fugiu por medo da retaliação. “Eu não abusei, não fiz nada contra ela. Fugi porque apedrejaram minha casa”, justificou.

Polícia quer falar com familiares

A casa atendia menos de 10 crianças na época do crime, na faixa etária entre 0 e 5 anos. As famílias das crianças que foram atendidas pela dona da creche serão procuradas pela DPCA, para dar prosseguimento à investigação. A Polícia conseguiu localizar duas destas famílias, mas não foi encontrado nenhum indício de outro crime.

O acusado foi preso na manhã desta quinta-feira no bairro Santo Antônio, em Cariacica, onde morava atualmente. Gildo Rocha foi autuado por estupro de vulnerável e encaminhado para o presídio. Já a mulher dele ainda não foi autuada, mas pode ser presa, caso apareçam provas de que ela sabia do estupro. Fonte: A Gazeta

Mulher recusa beijo do namorado e leva facadas em Marcílio de Noronha, Viana, Espírito Santo

Um adolescente de 16 anos foi detido depois de esfaquear a namorada, uma dona de casa, 28 anos, na manhã desta quinta-feira (30), em Marcílio de Noronha, Viana. Segundo a vítima, a violência foi provocada por um motivo banal: a recusa dela em dar um beijo no jovem.

A vítima já teria sido agredida outras vezes e inclusive já registrou queixa contra o namorado. O casal está junto há quatro meses. A dona de casa contou que estava em casa com o namorado e mais um casal de amigos, conversando, quando o adolescente começou a provocá-la falando que estava sendo assediado por outras meninas.

A mulher não gostou dos comentários. “Achei uma falta de respeito fazer isso comigo dentro da minha própria casa”, disse. Segundo a vítima, o namorado havia bebido cachaça e ficou transtornado com o beijo recusado. Os dois discutiram e o acusado pegou uma faca de serra, na cozinha, e atacou a namorada.

A dona de casa contou que foi surpreendida pelas costas e o primeiro golpe atingiu a parte de trás do ombro dela. Ela ainda tentou se defender e tomar a faca das mãos do suspeito, mas foi ferida com mais três facadas no ombro, braço e boca.

Assustada, a amiga da dona de casa, uma estudante, 15 anos, correu para pedir ajuda da mãe, que mora no mesmo quintal que a vítima. Quando percebeu que a namorada iria chamar a polícia, o adolescente pediu desculpas e tentou convencer a vítima a não denunciá-lo. “Quando ele viu que eu chamei a polícia e não tinha mais jeito, pulou o muro e fugiu”, disse a dona de casa. O adolescente foi localizado pela polícia e apreendido quando seguia para a casa da mãe.

Ele foi levado para a 4ª Delegacia Regional, em Cariacica, onde prestou depoimento. O adolescente desmentiu a versão dada pela namorada e disse que ele é quem foi atacado por ela. O jovem foi ouvido, autuado por tentativa de homicídio e levado para internação.

Rapaz prova sangue e deixa vítima assustada

“Uma cena de filme de terror”. Foi assim que descreveu a dona de casa sobre o estado em que ficou a casa dela, depois de ter sido esfaqueada pelo namorado. Segundo ela, o local ficou “coberto de sangue”, resumiu.

Mas, para a vítima, o que mais a chocou foi o comportamento do namorado diante da cena. “Ele passou o dedo no sangue que estava no chão e falou: ‘Olha, sangue. É disso que eu gosto’. E depois passou o dedo na boca”, detalhou a dona de casa.

Segundo a vítima, o relacionamento do casal é marcado por brigas, agressões e muito ciúmes. Antes de ser preso por agredir a namorada, o adolescente ficou detido por oito meses, em Maceió, por tentativa de homicídio.


O jovem tentou matar um homem depois de ser agredido. Após receber a liberdade, o adolescente mudou-se com a mãe, para Viana.

Caixa Econômica aumenta preço de aposta da Mega-Sena, Lotofácil e Quina

Uma portaria publicada nesta quarta-feira (29) no "Diário Oficial da União" autoriza a Caixa Econômica Federal (CEF) a aumentar os preços das apostas das loterias Mega-Sena, Lotofácil e Quina, Dupla-sena e nas loterias esportivas Loteca e Lotogol. 
Com a medida, a aposta mínima de seis números da Mega-Sena, passa de R$ 2,50 para R$ 3,50, a partir de 24 de maio. No caso da Lotofácil, o preço da aposta subirá para R$ 2 para as vendas a partir de 23 de maio.   
Para a Quina, o valor da aposta de cinco números será reajustado para R$ 1,50 nas vendas a partir de 24 de maio. No caso da Dupla-sena, o preço da aposta de seis números passa a R$ 2 a partir de 23 de maio. 
Para a Loteca, a aposta simples passa a ser de R$ 1 a partir de 18 de maio. O preço de uma aposta da Lotogol passam a ser de R$ 1 a partir de 18 de maio. 
Com as elevações das apostas mínimas, sobem também, proporcionalmente, as apostas múltiplas dessas loterias.

Governo Federal reconhece situação de emergência em Salvador

A medida vale para as regiões do Subúrbio, Cajazeiras, Liberdade, Cabula e Pau da Lima. O Ministério reconheceu a situação de emergência nessas localidades por conta dos deslizamentos de terra e desabamentos de imóveis após a chuva que atinge a capital baiana. Quinze pessoas morreram em decorrência do mau tempo em Salvador, o que levou o prefeito ACM Neto a assinar decreto atestando emergência em áreas consideradas de risco.

Na última terça, 28, o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, chegou a sobrevoar as regiões afetadas pela chuva. Na ocasião, ele reforçou apoio do governo federal ofertado pela presidente Dilma Rousseff. Com o reconhecimento da situação de emergência, o município pode solicitar ajuda para ações de socorro e assistência as vítimas, além de restabelecimento de serviços essenciais.

Interior

Além do reconhecimento de situação de emergência para os bairros da capital baiana, o Ministério fez o mesmo com três municípios baianos: Coribe, Palmas de Monte Alto e Serra do Ramalho, além de uma cidade do Espírito Santo, seis de Minas Gerais e 56 de Pernambuco.

Cães sentem falta dos donos

Sobreviventes, assustados e agora sem donos. Essa é a nova realidade de Morena e Pelé, dois cães que eram de Zenaide Dias e Sivaldo Filho, mãe e filho, vítimas do deslizamento de terra que aconteceu na segunda-feira, 27, na localidade do Barro Branco, na Avenida San Martin.


Acuada e chorando o tempo todo Morena não sai do mato e não come, segundo moradores da região. Já Pelé, sem rumo, continua a andar pelo barro, na esperança de ver seu dono. De acordo com Ana Lúcia Oliveira, vizinha das vítimas e dona de dois gatos, a população tenta ajudar os animais. “Eles estão muito assustados, Morena até ontem não saía do mato, saiu hoje para comer”. Ainda segundo a moradora, Morena estava com a família de 3 a 4 anos. “Ela era de rua, era mal tratada e Zenaide pegou para criar”, disse.